Tão importante quanto suar a camisa é descansar para repor as energias. É atenta a esse balanço que envolve o físico e o mental que a Polar traz ao Brasil o Unite, um smartwatch que, além de medir frequência cardíaca e gasto de calorias e orientar os treinos, dá pistas de quão reparador anda o sono e guia exercícios de relaxamento e respiração.
O dispositivo, que custa 1 299 reais, não substitui a avaliação nem o acompanhamento profissional, mas pode servir de motivação e bússola para progredir no dia a dia. “Essas tecnologias são aliadas na mudança de comportamento porque ajudam a quantificar informações úteis para a evolução do treino e estimulam uma competição consigo mesmo ou com os colegas que nos mantém engajados”, diz Antonio Lancha Jr., professor da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP).
“O usuário só deve identificar em que etapa do estágio de mudança ele está para que o dispositivo não venha gerar desconforto ou antipatia, mas se mostre uma ferramenta valiosa”, completa o também colunista de VEJA SAÚDE.