Você já parou para pensar por que é tão difícil emagrecer?
É com essa pergunta que os educadores físicos Douglas Popp Marin, Denis Foschini, Christiano Bertoldo e Jonato Prestes começam um novo manual, Prescrição de exercício para emagrecimento: uma abordagem técnica e comportamental (Manole – clique para comprar) destinado a profissionais da área com estratégias para garantir a adesão dos alunos aos exercícios.
Eles explicam que a busca pelo peso saudável é complexa e exige uma mudança de vida completa. O desafio envolve inclusive a escolha da atividade física, pois não adianta começar e largar o treino semanas depois.
Segundo os autores, isso deve levar em conta aspectos psicológicos, sociais, culturais e ambientais, fora preferências, motivações e experiências.
O livro traz insights e ferramentas para que a parceria entre professor e aluno vingue e dê resultados — e ninguém desista de emagrecer com saúde.
+Leia Também: O primeiro guia brasileiro de exercícios físicos
Parceria de sucesso
Como o apoio do instrutor influencia o processo
Falta de tempo
O professor pode orientar o aluno a documentar seu uso do tempo e a encaixar o exercício na agenda, além de encorajar uma rotina menos sedentária.
Pouca motivação
O profissional deve conversar sobre o que levou a pessoa a se exercitar e direcioná-la para atividades efetivas mas que também sejam prazerosas.
Medo de lesão
O acompanhamento próximo durante as sessões e a comunicação aberta em caso de dúvidas minimizam o risco de machucados.
Baixa autoestima
O desgosto com o próprio corpo só atrapalha a jornada. E o instrutor pode estimular o aluno a reconhecer suas qualidades — e o que pode melhorar.