Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Exercícios afastam complicações na gravidez

Os benefícios são tão expressivos que os pesquisadores já até definiram a quantidade ideal de treinos por semana

Por Ana Luísa Moraes
Atualizado em 14 fev 2020, 18h25 - Publicado em 30 jul 2017, 15h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • “O pensamento de que as mulheres grávidas não devem se exercitar porque podem prejudicar o filho ainda é comum. Mas nós mostramos que a movimentação reduz o ganho de peso, o risco de diabetes e a probabilidade de cesárea”, disse, em comunicado, a pesquisadora Shakila Thangaratinam, da Universidade Queen Mary de Londres, na Inglaterra. A especialista é umas das autoras do maior levantamento feito até agora sobre estilo de vida durante o período gestacional.

    Para sermos mais exatos, o consumo adequado de nutrientes em combinação com a ginástica foi responsável por uma diminuição de 10% na necessidade de um parto cirúrgico. Já o perigo de desenvolver diabetes, que normalmente afeta uma em cada dez grávidas, despencou 24%.

     

     

    Tais resultados, obtidos a partir da análise de mais de 12 500 mulheres de 16 países, foram tão significativos que serviram de base para novas recomendações do Departamento de Saúde do Reino Unido (órgão similar ao Ministério da Saúde do Brasil). As diretrizes sugerem 150 minutos de treino moderado por semana – mas, obviamente, particularidades de cada fase da gestação precisam ser respeitadas.

    “A atividade física deve ser parte da orientação de rotina dada por médicos e parteiras a quem espera uma criança”, apontou Shakila. “Agora que nós revelamos quão benéfico são os exercícios para as grávidas, esperamos que elas estejam mais dispostas a adotar essas mudanças”, completou. Vale ressaltar que é imprescindível consultar um médico antes do início da malhação, já que algumas condições, como a pré-eclâmpsia e o deslocamento de placenta, demandam repouso.

    Quanto aos bebês, não foram encontradas evidências de que os treinos causem problemas a eles. Na verdade, os pequenos só tendem a tirar vantagens quando a rotina da mãe é mais ativa e saudável.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.