Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês

Com a Palavra

Por Blog Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Neste espaço exclusivo, especialistas, professores e ativistas dão sua visão sobre questões cruciais no universo da saúde
Continua após publicidade

Whey protein para aumentar a massa muscular de idosos

Ao auxiliar na formação de músculos enquanto a idade avança, o suplemento se mostra um grande aliado da qualidade de vida

Por Tailise Souza, PhD em biologia molecular*
Atualizado em 15 abr 2021, 19h15 - Publicado em 15 abr 2021, 18h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Todos nós queremos manter bons níveis de massa muscular em nosso corpo, não é mesmo? Isso nos dá força e agilidade nas atividades rotineiras, além de contribuir para a manutenção da saúde e do equilíbrio físico. Esses atributos são especialmente importantes entre idosos, já que evitam a ocorrência de quedas.

    No entanto, conforme envelhecemos, perdemos massa muscular progressivamente. Para ter uma ideia, essa redução é de 3 a 8% por década depois que passamos a marca dos 30 anos. E essa porcentagem pode ser ainda maior após os 60.

    Quando esse processo se intensifica, causando não apenas diminuição da massa muscular esquelética, mas também a perda de eficiência na execução de atividades comuns, ele é chamado de sarcopenia. Esse quadro pode levar a problemas de saúde e também a dificuldades na realização de tarefas do dia a dia.

    Porém, a ciência tem boas notícias nessa área: é possível frear a perda de massa muscular, evitando a sarcopenia. E uma maneira de fazermos isso já é bem conhecida na comunidade fitness: suplementação alimentar com whey protein.

    Esse produto é baseado nas proteínas do soro do leite. Elas são conhecidas por seu alto valor biológico. Significa que apresentam todos os aminoácidos que nosso corpo não é capaz de fabricar – e em quantidades caprichadas.

    Continua após a publicidade

    Um estudo publicado por pesquisadores holandeses no American Journal of Physiology Endocrinology and Metabolism demonstrou que, em 33 voluntários com idade acima de 70 anos, o consumo de whey protein ajudou a aumentar a massa muscular. No trabalho, os participantes tomaram 10, 20 ou 35 gramas do suplemento – e o melhor resultado apareceu entre quem ingeriu a maior quantidade dele.

    Apesar disso, não devemos consumir whey protein em excesso, já que o abuso pode afetar a saúde de órgãos, como os rins. Nunca é demais lembrar que cada corpo é diferente. Então, fale com o seu médico antes de tomar o suplemento. O ideal é que o profissional chegue à dose adequada para você, combinado?

    Turbinando os efeitos

    Uma revisão da literatura científica publicada em 2020 no jornal Foods também concluiu que colocar o whey na rotina ajuda a desenvolver a massa muscular em idosos, protegendo contra sarcopenia. Mas os autores foram além: eles constataram que os melhores resultados são obtidos por meio da combinação do uso do suplemento com a prática de exercícios físicos de resistência, a exemplo da musculação.

    Continua após a publicidade

    Ainda de acordo com evidências citadas no artigo, focar apenas na prática de exercício físico ficou em segundo lugar no quesito formação de músculos. Em terceiro, veio o ganho gerado somente pelo consumo de whey. Isso não chega a ser uma surpresa: uma alimentação balanceada associada a um estilo de vida ativo são sempre a melhor aposta.

    Então, se você tiver a intenção de aumentar a massa muscular, vale a pena levantar a possibilidade de consumir whey protein com um nutricionista ou médico. Lembre-se de que o ganho de músculos levará tempo. Por isso, acompanhamento profissional e paciência serão fundamentais, assim como a prática regular de exercícios físicos. E nunca substitua tratamentos prescritos por um profissional de saúde por suplementos alimentares ou naturais, ok?

    * Tailise Souza é PhD em biologia molecular pela Universidade de Warwick, no Reino Unido, e pesquisadora na área de envelhecimento

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.