Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Pesquisa indica que brasileiros sofrem para malhar em dias úteis

A maioria dos entrevistados de um levantamento afirma que não consegue se mexer de segunda à sexta — o que contribui para o sedentarismo

Por Theo Ruprecht
Atualizado em 19 mar 2019, 10h22 - Publicado em 2 out 2016, 13h05
Gustavo Arrais
Gustavo Arrais (/)
Continua após publicidade

Sair do sedentarismo e entrar no mundo da atividade física é um baita desafio — e foi alvo de uma pesquisa conduzida pela empresa Healthways, voltada para gestão de saúde e bem-estar. Feita com 2 734 clientes brasileiros, ela mostra que 88% não praticam exercício regularmente.

Leita também: Atividade física protege o coração dos mais velhos

Verdade que os voluntários analisados podem fazer parte de uma turma menos ativa e que, até por isso, recorreu aos serviços daquela empresa. Em outras palavras, talvez na população geral esse número seja menor. Levantamentos do Ministério da Saúde, por exemplo, indicam que por volta de 15% dos brasileiros é completamente inativo.

De qualquer forma, o levantamento da Healthways chama atenção para uma possível barreira à prática esportiva: a correria de segunda à sexta. Segundo os dados, 60% dos entrevistados sentem dificuldade para suar a camisa em dias úteis. Mas tem como arranjar tempo para isso. E a primeira regra é dar mais prioridade aos exercícios. Qualquer caminhada já é melhor do que ficar parado. Comece devagar e avance de pouco em pouco, conforme se ajustar ao novo cotidiano. Outro ponto importante é se planejar para isso. Ou seja, organize a agenda e tome todos os passos necessários para que a meta de se exercitar na semana seja de fato cumprida.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.