Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

3 atitudes para correr sem se machucar

Levantamento europeu identifica os ajustes no treinamento que realmente afastam as contusões

Por Theo Ruprecht
Atualizado em 28 out 2016, 09h35 - Publicado em 16 nov 2014, 22h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A incidência de lesões entre corredores é altíssima: até 75% deles padecem com ao menos uma ao longo de um ano. Com isso em mente, o educador físico Laurent Malisoux, do Centro Público de Pesquisa em Saúde, em Luxemburgo, acompanhou por nove meses o treino de 267 praticantes do esporte – entre eles, 89 tiveram que ir para o estaleiro. ““A prevenção das lesões depende de um balanço entre a melhora do preparo físico e o controle da sobrecarga imposta ao corpo””, raciocina Malisoux. Confira a seguir com base nos achados do artigo, como atingir esse equilíbrio.

    As três medidas protetoras

    Correr mais de duas horas por semana

    Parece contraditório, mas faz sentido. Afinal, essa quantidade de exercício físico fortalece bastante os músculos. E pernas vigorosas são menos propensas a fraquejar. “Além disso, quem consegue superar essa marca tende a já estar mais em forma”, nota Malisoux.

    Mudar o treino a cada semana

    Se em uma o ritmo foi intenso demais, o ideal é maneirar na outra – de preferência, com a orientação de especialistas. Essa alternância na quilometragem ou na velocidade ajuda o organismo a se restabelecer de eventuais exageros.

    Ter mais de um par de tênis

    Cada calçado esportivo possui propriedades únicas, que impactam na sua forma de correr. Por isso, ao calçar um par em um dia e outro no seguinte, você evita cargas excessivas em uma mesma parte do corpo. Isso sem contar que a atitude facilita o processo de adaptação aos tênis.

    Uma lesão gera outra

    Segundo a investigação, o fator que mais predispõe a contusões é um histórico prévio de entorses, distensões e afins. Isso mostra a importância de se resguardar de encrencas musculares ou ortopédicas desde o início. E deixa claro que, ao se machucar, é vital dar tempo para uma recuperação adequada.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.