Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Fezes verdes? Conheça 4 causas comuns

Coloração esverdeada do cocô pode ter relação com alimentação, infecções ou doenças intestinais crônicas

Por Maurício Brum
4 dez 2024, 17h37
fezes-verdes-causas
Às vezes nem é problema de saúde: alimentos com corante verde também podem provocar alteração na coloração das fezes (Freepik/Freepik)
Continua após publicidade

As fezes verdes estão entre as alterações mais comuns na hora da evacuação. E não é à toa: do tipo de alimento que você ingere a problemas de saúde passageiros ou crônicos, são muitas as razões para o cocô adquirir uma coloração esverdeada.

Conheça algumas das causas mais comuns.

1. “Intestino rápido”

Uma das principais causas para apresentar fezes de cor esverdeada é ter um trânsito intestinal acelerado, o que pode ocorrer por conta de condições crônicas. Quando esse processo acaba se desenrolando mais rapidamente do que o normal, a digestão não acontece da maneira adequada, alterando a cor do cocô.

Problemas como a síndrome do intestino irritável, a colite ulcerativa e a doença de Crohn costumam provocar essa aceleração, que — além da cor — geralmente vem em forma de diarreia.

2. Infecções intestinais

Quadros de saúde pontuais também podem acelerar o intestino, levando a uma evacuação de cor esverdeada e, com frequência, explosiva. Infecções gastrointestinais por Salmonella ou Giardia estão entre as principais culpadas.

Continua após a publicidade

3. Presença de bile

Importante para a digestão, a bile pode não se quebrar completamente e se misturar às fezes, alterando sua cor. Doenças inflamatórias intestinais podem levar a essa mudança, mas a bile também pode se fazer presente como consequência do uso de alguns medicamentos (como antibióticos) e suplementos alimentares.

Apenas uma avaliação médica considerando o histórico do paciente pode determinar a razão para a bile estar presente.

4. Comidas verdes

É a razão mais benigna para as fezes esverdeadas. Uma alimentação rica em alimentos verdes também pode provocar essa alteração no cocô – e nem precisa ser algo com corante artificial, pois até mesmo brócolis, espinafre e outras folhas também podem gerar essa consequência.

Continua após a publicidade

As comidas verdes costumam ser suspeitas quando a mudança de cor é a única mudança nas fezes, e não há diarreia ou outro desconforto intestinal. Nesses casos, comer menos desses alimentos já costuma fazer a coloração voltar ao normal.

O que fazer em caso de fezes verdes?

Em caso de qualquer alteração no seu ritmo intestinal ou na coloração das fezes, o indicado é buscar sempre orientação médica. O profissional pode avaliar o caso com base nos sintomas e solicitar a realização de um exame de fezes para investigar a possível origem do problema.

Isso porque, dependendo da causa de fundo, o tratamento pode variar. As fezes verdes podem ser um quadro benigno que não precisa ser tratado, como quando ocorrem em função da ingestão de muitos alimentos esverdeados, ou exigir diferentes abordagens com durações variadas, desde um tratamento pontual com antibióticos em caso de infecções, ou um manejo contínuo se o problema estiver relacionado a doenças crônicas.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.