Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Estou com dengue? O que fazer em caso de suspeita da doença

Saber identificar os sintomas e quais remédios evitar são passos importantes durante uma infecção por dengue

Por Maurício Brum
27 fev 2024, 08h34
estou-com-dengue-o-que-fazer-sintomas-febre-teste
A dengue nem sempre causa sintomas, mas, quando eles ocorrem, costumam envolver febre e mal-estar (jcomp/Freepik)
Continua após publicidade

A epidemia de dengue neste início de 2024 no Brasil ainda não terminou, e o risco de contágio permanece alto enquanto o mosquito Aedes aegypti estiver no ar. Identificar cedo um caso suspeito de dengue pode ser fundamental para fazer um tratamento adequado e evitar complicações.

Mas como diferenciar essa doença de outros problemas de saúde com sintomas parecidos, como a gripe?

Como nem sempre é possível obter um diagnóstico imediato, a regra fundamental é: em caso de suspeita de dengue, suspenda o uso de medicamentos contraindicados, mantenha-se bem hidratado e fique atento a qualquer piora dos sintomas. Uma boa maneira de confirmar a suspeita são os testes rápidos, feitos em farmácias e hospitais, mas o melhor tratamento deve sempre ser definido com ajuda de um médico.

+Leia também: As particularidades do vírus da dengue

Que medicamentos tomar (e não tomar) em caso de dengue

A maioria dos casos de dengue não costuma ser grave, apesar dos incômodos causados pela doença. Isso significa que, em muitas pessoas, o corpo vai combater o vírus sozinho em cerca de uma semana a 10 dias.

Nesses casos, basta tratar os sintomas, com medicamentos contra a dor e a febre, ficando atento à “lista proibida” de remédios que podem causar complicações. Fármacos com ácido acetilsalicílico, como a aspirina, além de anti-inflamatórios como ibuprofeno, nimesulida, diclofenaco e prednisona devem ser evitados.

Remédios como a ivermectina, um antiparasitário que não age contra o vírus, também são inúteis para combater um quadro de dengue.

Continua após a publicidade

A melhor pedida para aliviar os sintomas são medicamentos contendo paracetamol ou dipirona, considerados seguros em casos assim. Se tiver dúvida sobre os remédios, consulte sempre a bula e pergunte ao farmacêutico.

Medicamentos contraindicados em caso de suspeita de dengue devem trazer essa informação de forma clara.

Quais os sintomas da dengue

Os sintomas de dengue nem sempre aparecem, e podem não ser iguais para todas as pessoas. Mas a maioria dos casos inclui mal-estar, cansaço, dores musculares e nas articulações e febre.

Também pode haver uma dor de cabeça intensa atrás dos olhos e manchas vermelhas no corpo.

Continua após a publicidade

Como saber se meu caso é grave?

Se a sua febre permanecer por muitos dias e os sintomas não cessarem após a primeira semana, pode ser sinal de um agravamento. A dengue grave também pode provocar hemorragias, embora isso nem sempre aconteça.

Fique atento a sangramentos gengivais e dores abdominais, que podem indicar uma hemorragia interna.

Seja em quadros leves ou mais graves, é fundamental se manter em repouso e tomar água. Em geral, mortes provocadas pela dengue estão associadas à desidratação. Busque sempre ajuda médica em caso de sintomas graves ou prolongados.

Como se proteger do mosquito

O Aedes aegypti gosta de depósitos de água parada para colocar seus ovos e continuar seu ciclo reprodutivo. Por isso, limpe áreas onde o líquido pode se acumular, mantenha garrafas viradas para baixo e preencha de areia os vasos de plantas, para que a água seja absorvida. Evite técnicas caseiras como a borra de café, que não tem eficácia comprovada.

Continua após a publicidade

Já para os mosquitos que estão no ar, o uso de repelentes e mosquiteiros é recomendado. Verifique também se a sua cidade já oferece a vacinação contra a dengue, que protege o corpo de casos mais graves em caso de contágio.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.