Mais uma vez, “Sextou com a Doutora”. E que tal uma lista de motivos para aproveitar o final de semana para se exercitar?
É claro que não precisamos esperar o sábado e o domingo chegarem para isso, mas houve uma motivação especial para eu criar este texto.
Tem muita gente que faz atividades físicas regularmente, mas a maioria das pessoas não. Recebi o convite de uma amiga, médica, para motivar o pessoal da saúde a se mexer mais. Não escondi a animação com a proposta e me dediquei ferozmente à missão.
Entre um conselho e outro, pensei: posso escrever sobre isso por aqui também. Afinal, é um tema tão importante!
Por isso, reuni 5 motivos para tirar do papel aquela promessa de uma vida mais saudável. Não precisamos esperar a semana acabar para cuidar da saúde, certo?
1. Faz bem à autoestima
Sabe aquela famosa publicação “tá pago” nas redes sociais? Essa atitude é uma forma de expressar a satisfação do “me propus e fiz”. Sabemos que a rotina agitada não facilita muitas coisas, e essa ação estimula outras mulheres.
Quem me segue na rede social, sabe que sou adepta ao “tá pago”. Nada mais justo, afinal, existem dados na literatura que afirmam que se o médico faz exercícios, estimula seus pacientes a fazerem também. É científico!
+ Leia também: Precisamos falar sobre treinar fofo
2. Reduz risco para vários tipos de câncer
Não apenas reduz os riscos da doença aparecer, como também ajuda as mulheres que estão em tratamento e diminui a probabilidade do tumor voltar naquelas que já tiveram algum tipo de câncer (como o de mama).
Porém, mulherada, nada age sozinho. Uma dieta equilibrada, aliado ao tratamento ideal e o nível de dedicação da paciente é importante no processo. Fica a dica!
3. Reduz o estresse, a ansiedade e te deixa feliz
Confesso que esse é um dos momentos que eu, como médica, líder, esposa e mãe, mais gosto. A quantidade de tarefas que nós mulheres carregamos no dia a dia exige um momento só nosso.
Para quem não sabe, endorfinas são produzidas no cérebro, em um lugar chamado hipotálamo, e são liberadas no sangue durante a movimentação do corpo, gerando aquela sensação de felicidade e bem-estar. É químico! Estudos publicados na revista The Lancet, em 2012, mostram que uma hora de exercícios moderados são capazes de anular os efeitos de um dia ruim.
4. Melhora a qualidade do sono
Esse item está diretamente relacionado ao anterior. Se exercitando, você melhora a saúde mental, reduz o estresse do dia e isso influencia na qualidade do sono.
Quando o seu corpo fica mais “cansado”, o repouso da noite vem como uma deliciosa recompensa.
+ Leia também: Qual a melhor hora do dia para praticar exercícios físicos?
5. Favorece a socialização
E para fechar com chave de ouro, essa dica é maravilhosa. Todo mundo convida um amigo para um jantar, mas já parou pra pensar que uma forma ainda melhor de cuidar do seu ciclo de amizades pode ser convidar para caminhar no parque?
Eu mesma entrei para o mundo da corrida por conta de um convite que recebi de uma amiga. E, se tem coisa gostosa, é bater papo enquanto se está com o cérebro bem vascularizado! É um misto de felicidade, boas idéias, autoestima… Chame alguém para praticar algum exercício com você e vai entender o que estou dizendo.
Diz aí se não vale a pena!? Compartilhe essas dicas com alguém, isso ajuda a salvar vidas.
Até a próxima!