Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

O Fim das Dietas

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Antonio Lancha Jr, professor expert em atividade física e nutrição da USP e autor de livros como "O Fim das Dietas", ensina como emagrecer sem cair em promessas furadas
Continua após publicidade

Mudança de hábitos requer mais do que vontade: é preciso planejamento

Quem decide mudar comportamentos de uma hora para outra, sem se programar, tende a desistir no meio do caminho

Por Antonio Lancha Jr.
Atualizado em 3 set 2021, 16h46 - Publicado em 2 set 2021, 16h43
comer melhor
Para comer mais salada no dia a dia, é necessário se organizar. O mesmo vale para outros hábitos. (Foto: Mathilde Langevin/Unsplash/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

Outro dia, conversando com uma amiga, ela disse: “A partir de agora vou frequentar a academia todos os dias, comer frutas três vezes ao dia e meditar todas as manhãs”.

Perfeito! Mudar tudo aquilo que ela identificou ao longo de uma vida como pontos fracos em relação à saúde em uma semana seria excelente. A pergunta é: será que dá mesmo para atingir todos esses objetivos de uma só vez?

Pois é, frequentemente colocamos diversos passos na direção que desejamos sem imaginar o “custo” de energia necessário para aquilo acontecer. Costumamos chamar esse custo de gatilhos para a mudança de comportamento.

Vamos imaginar uma coisa simples. Você se propõe a comer salada todos os dias no jantar. Quem comprará a salada? Quem lavará a salada? Parou ainda para pensar no esforço para chegar do trabalho, pegar a salada na geladeira, lavar, montar o prato e comer?

Para o desafio dar certo, a solução está em identificar o momento do dia em que estamos mais dispostos a fazê-lo acontecer.

Continua após a publicidade

+ LEIA TAMBÉM: Por que defender o ”fim das dietas”

Assim, podemos pensar na salada, por exemplo, pela manhã ou no final de semana. Dá para lavá-la, separá-la em porções diárias e deixá-la prontinha na geladeira, faltando apenas temperar e consumir. Fica mais possível dessa maneira? Imagino sua resposta positiva.

Podemos ter o mesmo cuidado com todos os hábitos que decidimos mudar em nossa vida.

Para se exercitar pela manhã, deixe a roupa de treino no pé da cama. Ao acordar é só se vestir e está pronto para malhar. Que tal acordar com uma meditação guiada no lugar do despertador? Isso traz a mente para o momento presente e não para os desafios do dia que se avizinham.

Continua após a publicidade

Esperar que o mundo perfeito apareça à nossa frente, convidando-nos para hábitos melhores, não acontecerá. Nós mesmos somos capazes de fazê-lo ou de nos aproximar dele.

Lembre-se de que pequenos passos em direção ao seu objetivo o aproxima do destino e, ao mesmo tempo, te distancia do lugar que traz o desconforto. Vamos descobrir esse gatilho que poderá mudar seu caminho. Ele está sempre ao nosso alcance.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.