A importância de um serviço de partos para bebês de alto risco
Ter à disposição cuidados de alta complexidade pode garantir mais qualidade de vida e mesmo a sobrevida de certas crianças
Existem bebês que possuem alto risco de complicações ou até morte logo após o nascimento, sendo os motivos mais comuns as malformações ou doenças genéticas. São crianças que necessitam intervenção imediata já nas primeiras horas de vida para garantir uma vida melhor no futuro ou mesmo por questões de sobrevivência.
Para esses casos, é necessário um atendimento altamente especializado – e com infraestrutura adequada –, como a que possuímos no Sabará Hospital Infantil. É importante dispor de um grupo de especialistas, de diversas áreas da medicina.
Mas não só isso. Para explicar um pouco sobre a importância desse trabalho, conversamos com Denise Lapa e Gregório Lorenzo Acácio, médicos responsáveis pelo Programa de Terapia Fetal e Neonatal do nosso hospital, inaugurado em 2020.
O que as mães podem esperar do nosso atendimento do Programa de Terapia Fetal e Neonatal e o que ele ensina sobre bebês de alto risco?
O atendimento começa antes da chegada da gestante ao hospital, com o contato da enfermeira obstetriz navegadora. Ela tem a primeira consulta por telessaúde com essa mãe, a acolhe e entende todas as necessidades. Ela será o ponto de apoio para qualquer necessidade antes e depois do nascimento do bebê.
+Leia também: Dengue: prevenção e proteção são as palavras-chave
A gestante então passa por uma consulta obstétrica com a equipe para acompanhamento pré-natal. Uma vez definido claramente o diagnóstico do feto, a enfermeira navegadora programa as consultas com todos os especialistas envolvidos nas necessidades desse bebê.
Como é feito o acompanhamento do bebê durante a gestação?
Temos discussões semanais com os profissionais envolvidos no cuidado para acompanhamento da gestação, planejamento do parto e do tratamento neonatal. No momento do nascimento, todos os especialistas necessários para as particularidades dessa criança estarão no local.
Assim, desde o nascimento a criança já se encontra em um hospital pediátrico, especializado em crianças com condições complexas e receberá todos os cuidados necessários.
Qual é o diferencial de ter um bebê de alto risco em um hospital exclusivamente pediátrico?
Em geral, os plantonistas da obstetrícia têm mais tempos de experiência e estão disponíveis 24 horas do dia para os casos de urgência das gestantes. Esses diferenciais garantem a segurança no seguimento pré-natal.
No Sabará, temos isso e ainda o suporte de múltiplos profissionais envolvidos no atendimento do bebê, que inclui: atendimento multiprofissional especializado em pediatria, como cardiologistas, intensivistas, anestesistas, cirurgiões pediátricos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, entre outros.
Qual é o diferencial em infraestrutura do Sabará Hospital Infantil?
Como exemplo, nossa equipe de endoscopia e broncoscopia tem preparo, equipamentos e experiência para atendimento neonatal e pediátricos de casos complexos. Além disso, contamos com equipe de ECMO, sigla em inglês que significa oxigenação por membrana extracorpórea, uma tecnologia que substitui temporariamente a função do pulmão e do coração para pacientes que estão com os órgãos comprometidos.
Nossos índices de sobrevida são comparáveis aos melhores centros mundiais, sendo referência para o atendimento de recém-nascidos com hérnia diafragmática ou outras causas de hipoplasia de pulmão.
E a UTI pediátrica é constituída por apartamentos individuais para cada família, garantindo maior segurança de isolamento (proteção para infecções), conforto e humanização.