Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês

Com a Palavra

Por Blog Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Neste espaço exclusivo, especialistas, professores e ativistas dão sua visão sobre questões cruciais no universo da saúde
Continua após publicidade

Panturrilha é o coração das pernas

O bombeamento do sangue nos membros inferiores é feito através da panturrilha (a batata da perna). Mais um motivo para exercitar os músculos da região

Por Aline Lamaita, cirurgiã vascular*
12 jul 2022, 09h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O coração é o protagonista do sistema arterial, bombeando sangue para irrigar todos os tecidos. Mas esse mesmo sangue precisa retornar ao pulmão para ser oxigenado novamente. É exatamente aí que entra a panturrilha, o nosso coração das pernas, responsável pelo retorno efetivo do sangue ao pulmão.

    Qualquer situação onde a panturrilha não funcione adequadamente vai piorar a circulação, o que pode causar retenção de líquido nas pernas. Consequência: inchaço, sensação de pernas pesadas e cansadas e aumento do risco de varizes e trombose venosa.

    Como o bombeamento do sangue nos membros inferiores é feito através da musculatura da panturrilha, toda forma de exercício físico que fortaleça a região é extremamente benéfica. O sedentarismo é um dos maiores fatores agravantes da doença varicosa.

    Compartilhe essa matéria via:

    E se a desculpa para não iniciar a prática diária de atividade física é que a sua circulação sanguínea não é lá essas coisas e que, por isso, você sentirá cansaço e com sensação de peso ao exercitar o corpo, calma lá! Na verdade, tanto uma boa circulação melhora o rendimento esportivo quanto um bom rendimento esportivo melhora a circulação.

    Continua após a publicidade

    Ou seja, quanto mais você se exercita, melhor será seu condicionamento vascular (tanto a função venosa quanto a arterial), da mesma forma que menor será a sensação de peso e cansaço.

    Ninguém precisa ser atleta profissional para afastar problemas vasculares. Os exercícios de baixo impacto são benéficos, aliás. A contração da musculatura em caminhadas, por exemplo, já aumenta a velocidade do fluxo do sangue nas veias.

    Outra opção é a musculação. Além da queima de gordura e do ganho muscular, ela protege os ossos e melhora a postura, a flexibilidade, a resistência física e, principalmente, a circulação. Porém, essa prática deve ser realizada de maneira correta e sempre com o acompanhamento de um profissional de educação física.

    Continua após a publicidade

    +Leia também: Trombose venosa é bem mais comum em quem vê TV demais

    É possível também aliviar os sintomas de problemas de circulação através do uso de meias elásticas de compressão. Elas estimulam a circulação da perna e são ótimas para quem pratica atividades físicas regularmente, pois ajudam a diminuir a concentração dos ácidos lático e pirúvico no músculo, responsáveis por causar a dor muscular. Dessa forma, o treino renderá mais e o paciente sentirá menos dor no dia seguinte.

    Entretanto, quem já sofre com a presença de varizes deve consultar um médico especializado antes de realizar qualquer tipo de exercício. Esse paciente tem que enxergar a musculação como uma aliada no tratamento, já que a hipertrofia da panturrilha é essencial para o controle da doença venosa, além de ser um ótimo modo de prevenir doenças como trombose e embolia pulmonar.

    Continua após a publicidade

    *Aline Lamaita é cirurgiã vascular e membro da diretoria (comissão de marketing) da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). É membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, do American College of Phlebology e do American College of Lifestyle Medicine.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.