Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99
Imagem Blog

Com a Palavra

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Neste espaço exclusivo, especialistas, professores e ativistas dão sua visão sobre questões cruciais no universo da saúde

Medicamentos para humanos podem ser prejudiciais para a saúde dos animais

As medicações formuladas para pessoas, mesmo em pequenas doses, podem conter substâncias tóxicas aos bichinhos

Por Karen Verski, médica-veterinária*
Atualizado em 27 jan 2025, 16h33 - Publicado em 26 jan 2025, 07h00
bichos-cachorro-doente
A utilização de remédios sem prescrição veterinária é perigosa e altamente contraindicada (retales botijero/Getty Images)
Continua após publicidade

Ao perceber que o animal apresenta mal-estar ou desconforto, e sem acesso a um médico-veterinário, é um comportamento usual dos tutores recorrerem a soluções rápidas como o uso de medicamentos disponíveis em casa.

No entanto, devido às diferenças fisiológicas, alguns remédios seguros para humanos podem ser extremamente prejudiciais aos pets.

As medicações formuladas para humanos, mesmo em pequenas doses, podem conter substâncias tóxicas aos bichinhos.

Os compostos podem ocasionar diversas reações adversas leves, como intoxicações, a danos mais graves, como comprometer o funcionamento de órgãos vitais, e em casos extremos, podem levar à morte.

Alguns dos principais medicamentos nocivos aos pets, são corriqueiros nas vidas dos tutores, o que pode levar ao entendimento equivocado de que os efeitos serão os mesmos. Entenda os riscos abaixo.

+ Leia também: Crescer com animais de estimação traz benefícios à saúde?

Paracetamol

O paracetamol, analgésico muito utilizado para o alívio de dores leves e febres em humanos, pode causar danos ao fígado e aos rins dos bichos. A intoxicação pelo fármaco pode evoluir para quadros graves, uma vez que cães e gatos não metabolizam o medicamento da mesma forma que as pessoas.

Continua após a publicidade

Ibuprofeno

O ibuprofeno, anti-inflamatório comumente utilizado para amenizar dores, é extremamente tóxico aos cães, podendo causar úlceras gástricas, insuficiência renal e, em casos graves, levar ao óbito.

Descongestionantes nasais

Os descongestionantes, como a pseudoefedrina, aliviam a congestão nasal em indivíduos ao estreitar os vasos sanguíneos e relaxar os músculos dos brônquios. Porém, a substância pode provocar aumento na frequência cardíaca dos cães, hipertensão, arritmia e convulsões.

Aspirina

Embora recomendado por veterinários em doses controladas, o uso indevido, ou em doses elevadas, pode causar úlceras gástricas, sangramentos internos e insuficiência renal nos companheiros de quatro patas.

Antidepressivos

Esses compostos podem causar uma série de efeitos adversos em pets, como letargia, tremores, convulsões, aumento da frequência cardíaca e até coma.

Continua após a publicidade

E seu meu pet engolir um medicamento por acidente?

Nos casos de ingestão de medicamento inadequado, alguns sintomas são indicativos da necessidade de uma avaliação imediata de um médico-veterinário, auxiliando no tratamento correto.

São eles: vômito, diarreia, falta de apetite, dores abdominais, convulsão e dificuldade respiratória.

Por segurança, em algumas situações, como no consumo de grandes doses, pode até mesmo ser indicado encaminhar o animal ao veterinário para ficar em observação antes mesmo de qualquer sinal.

*Karen Verski, médica-veterinária e gerente de relacionamento científico da PremieRpet.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.