Terapia na cozinha: livro destrincha relação entre comida e saúde mental
Psiquiatra e chef de cozinha se unem em nova obra para mostrar como a mente influencia escolhas à mesa — e vice-versa

Não está fácil comer em paz com tanta ansiedade, desinformação e terrorismo nutricional por aí. Por isso que o livro Terapia na Cozinha (Sextante – Clique para comprar*) chega em boa hora.
Nele, o psiquiatra Arthur Guerra e a chef Morena Leite partem de suas vivências para trazer reflexões e conselhos a fim de tornar a relação dos leitores consigo mesmos e com a alimentação mais gentil e saudável.
“Aceitar como a gente é e escolher como quer ser é um processo conjunto, e isso está muito ligado à comida. É possível ter autocontrole diante do que se sabe que não é o ideal e respeitar algumas vontades ao mesmo tempo”, diz a autora.
Além de oferecerem insights sobre a conexão entre o cardápio e as emoções, o médico e a chef reforçam a importância do hábito de cozinhar, ensinando receitas ao final de cada capítulo.
+Leia Também: Luto: um psicanalista, um poeta e uma psicóloga debatem o tema
Bate-bola alimentar
Algumas questões centrais abordadas pelo novo livro
O que é comer saudável?
Uma alimentação diversa e equilibrada, baseada em ingredientes naturais, está na base de tudo. Mas a obra ressalta que se sentir bem comendo faz parte da busca por uma vida mais feliz.
Você come emoções?
A sobrecarga de trabalho e a correria diária tendem a gerar negligência com a alimentação, que vira uma muleta para lidar com frustrações. Só que isso não resolve o problema!
Cozinhar faz bem?
Sim! Especialmente para a cabeça. Conectar-se com os ingredientes e desbravar a melhor maneira de preparar e saborear o que você mesmo criou têm efeitos terapêuticos.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de VEJA SAÚDE, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Claudia e Superinteressante.
* A venda de produtos por meio desse link pode render algum tipo de remuneração à Editora Abril