Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Governo visa melhorar a alimentação e frear a obesidade até 2019

Ministro da Saúde anunciou ações e prometeu atingir metas envolvendo o excesso de peso e a má nutrição, dois fatores de risco para diversas doenças

Por Vand Vieira
Atualizado em 12 jun 2017, 19h05 - Publicado em 24 Maio 2017, 17h20
pesou-para-a-obesidade-no-brasil
Combate à obesidade no Brasil será intensificado ao longo dos próximos dois anos  (Foto: World Obesity Federation/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

Esta semana, o Brasil se tornou o primeiro país a formalizar compromissos específicos com a Década da Nutrição, proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em abril do ano passado para reforçar, entre outros tópicos, a importância do combate à obesidade. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante uma assembleia que reúne anualmente representantes de 194 países membros da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Inicialmente, três metas envolvendo adultos brasileiros foram traçadas para os próximos dois anos. São elas: deter o crescimento do número de obesos (estimado em 30 milhões hoje em dia), reduzir o consumo regular de refrigerantes e sucos artificiais em pelo menos 30% e aumentar o de frutas e hortaliças em ao menos 17%.

Segundo o ministro, diversas iniciativas serão implementadas para atingir os objetivos estabelecidos. O governo almeja, por exemplo, diminuir o preço de alimentos frescos e incentivar a agricultura familiar com crédito e aquisição de produtos. Haverá ainda concessão de benefícios para que pessoas de baixa renda tenham acesso a esses vegetais. Campanhas de conscientização relacionadas à prática de atividade física e amamentação serão lançadas paralelamente.

Itens processados, por sua vez, chegarão às gôndolas do supermercado com menos sal e açúcar, sendo que a quantidade do segundo aparecerá em destaque na embalagem. Eles também perderão espaço nas escolas públicas, onde refeições mais saudáveis serão oferecidas, assim como materiais de educação nutricional.

Quer receber uma dose semanal de SAÚDE no seu e-mail? Então assine nossa newsletter — é grátis e fácil. Basta clicar aqui.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.