Saiba como fazer a higiene correta de frutas e legumes
A limpeza adequada de alimentos frescos é uma estratégia importante para prevenir doenças associadas à contaminação por parasitas e outros resíduos

Nos últimos anos, a preocupação com a forma correta de higienizar alimentos cresceu bastante, especialmente após o período da pandemia de covid-19, quando todo tipo de cuidado para evitar a contaminação por microrganismos ganhou novos holofotes.
Esse cuidado continua necessário com os alimentos frescos, como frutas e vegetais, para eliminar fungos, bactérias e outras impurezas.
Dados do Ministério da Saúde reforçam a importância dessa rotina: entre 2014 e 2023 houve um salto no número de surtos das chamadas doenças de transmissão hídrica e alimentar.
Esse tipo de enfermidade é provocada por micróbios prejudiciais à saúde, parasitas ou substâncias tóxicas presentes nos alimentos consumidos. O levantamento aponta que a casa dos afetados foi o principal local de ocorrência da contaminação.
Qual o jeito certo de limpar alimentos?
Para fazer a higienização correta de alimentos, antes de tudo, é importante lavar as próprias mãos. Depois, inicie retirando as partes dos itens que não serão utilizadas, como folhas de alface danificadas ou gomos de uva que já estejam murchos no cacho, por exemplo.
Em seguida, tudo deve ser lavado separadamente em água corrente para retirar restos de terra, possíveis detritos ou outros resíduos. No caso de folhas, devem ser lavadas individualmente.
Após esse procedimento, os alimentos devem ficar de molho em uma solução de água clorada. Uma opção é utilizar água sanitária (hipoclorito de sódio) – sem perfumes e alvejantes – misturada com água comum. Uma colher de 15ml de água sanitária misturada em 1 litro de água comum costuma ser a receita padrão. Os vegetais devem passar 10 minutos imersos na mistura.
Depois desse banho, é hora de passar água corrente pelos alimentos novamente e secar tudo para guardar ou utilizar em receitas.
+ Leia também: 22 erros na cozinha que afetam sua saúde
Por que usar vinagre não é eficiente?
O vinagre e o limão – que contém ácido acético e ácido cítrico, respectivamente – protagonizam várias receitas para limpeza caseiras. Mas cuidado: apesar de práticos, eles não são suficientes para evitar a contaminação via frutas e verduras.
Isto porque esses produtos não são desinfetantes e não são capazes de eliminar todas as bactérias e microrganismos que podem estar no que consumimos. Pior ainda: podem alterar a cor, o sabor e o cheiro dos alimentos.
Saiba como se prevenir da contaminação de alimentos
Além da limpeza do que será ingerido, o manuseio e armazenamento correto dos alimentos é uma importante medida para evitar contaminações.
Os utensílios utilizados nestes processos também devem ser limpos adequadamente. Após o preparo, a comida deve ser mantida em embalagens e recipientes bem fechados e em ambiente limpo.
Portanto, melhor não adiar a limpeza da geladeira e das prateleiras da cozinha. Para isso, água e detergente neutro dão conta da tarefa.