Conheça as frutas menos calóricas do hortifruti
Além de servirem como fontes de vitaminas, minerais e fibras, as frutas no geral são ótimas opções para quem quer emagrecer de maneira saudável

Frutas in natura são fontes de nutrientes essenciais para o organismo de qualquer pessoa, como vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras. Mas, para quem está buscando emagrecer, elas podem ainda contribuir para um processo de perda de peso saudável.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), frutas e verduras devem compor cerca de 400g do nosso consumo alimentar diário.
Além de servir como lanche, café da manhã ou sobremesa práticos para qualquer dieta, o consumo de frutas frescas está associado a menores chances de desenvolver doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.
Quais são as frutas menos calóricas?
Só o teor nutricional e a redução de risco de doenças crônicas já deveriam ser razão suficiente para incluirmos as frutas na dieta.
Mas uma informação pode atrair de vez a atenção de muitas pessoas: por possuírem baixas quantidades de calorias, algumas frutas podem ser ótimas aliadas a quem deseja perder alguns quilos.
No geral, qualquer adição de frutas à dieta já é benéfico, por terem um baixo teor calórico no geral e oferecem fibras, também importantes para quem busca emagrecer.
Mas vale conhecer as opções menos calóricas do hortifruti (considerando 100g de cada fruta in natura):
- Limão: 29 kcal
- Morango: 30 kcal
- Melancia: 30 kcal
- Acerola: 32 kcal
- Melão: 34 kcal
- Pêssego: 38 kcal
- Tangerina poncã: 39 kcal
- Amora: 43 kcal
- Mamão: 45 kcal
- Abacaxi: 48 kcal
- Kiwi: 51 kcal
- Maçã: 52 kcal
+Leia também: Quer cuidar da dieta e do ambiente? Priorize frutas e hortaliças nativas
Todas são ótimas opções, por exemplo, para lanches da tarde ou da manhã — ou ainda em outras refeições.
O importante é que a fruta seja consumida in natura e de forma integral, evitando os sucos. Afinal, eles concentram os açúcares de várias frutas em uma única porção, desperdiçando a maior parte das fibras desses alimentos. Tudo isso acaba aumentando o índice glicêmico e a ingestão de calorias.
Lembrete: não há alimentos mágicos
O processo de emagrecimento está associado a diferentes fatores, incluindo exercícios físicos e alimentação. Cada pessoa percorre um caminho diferente ao emagrecer, associado também a questões genéticas, metabólicas e de estilo de vida.
Mas a presença constante de dicas de dietas na mídia faz algumas pessoas acreditarem que um único ingrediente é capaz de fazer toda a diferença.
Embora alguns alimentos sejam estratégicos quando o assunto é emagrecimento, não há um único responsável pela perda de peso. O que a pessoa deve considerar é a composição da dieta como um todo, que deve ser equilibrada, dando preferência a ingredientes naturais, com quantidades específicas para cada indivíduo e necessidade.
Se você quer emagrecer com saúde, procure um nutricionista. Ele é o profissional adequado para montar uma dieta completa, com base em suas necessidades e possíveis restrições, atentando para os seus objetivos.