Ração natural para cães e gatos: entenda por que ela é uma boa opção
Composta por ingredientes de origem animal, cereais integrais, frutas e verduras, essa opção é um prato cheio para a saúde e o bem-estar do seu cão ou gato

Cada vez mais populares entre os “pais de pet”, as rações naturais têm como objetivo proporcionar todos os nutrientes que o seu amigo de quatro patas precisa de uma forma prática e saudável.
Feitas com ingredientes de boa qualidade, essas opções são ricas em proteínas, fibras, vitaminas e minerais. O diferencial é que não contêm uma variedade de conservantes e outros aditivos artificiais, como ocorre com as opções industrializadas convencionais.
O que é alimentação natural para pets?
A alimentação natural é feita à base de alimentos frescos preparados especialmente para o seu cão ou gato. Ou seja, não são restos das comidas feitas para humanos, até porque alguns temperos são tóxicos para os peludos. As porções são preparadas em casa ou podem ser adquiridas em empresas especializadas em pets.
Tratam-se, na verdade, de carnes, legumes, verduras e cereais próprios para serem consumidos pelos pets. Tudo isso sem passar pelo processamento industrial pelo qual a ração é submetida. Mas não vale cozinhar o que está sobrando na despensa: a composição adequada deve ser indicada pelo médico veterinário de forma personalizada para o pet.
E a ração natural?
A ração natural utiliza esses mesmos ingredientes de qualidade, porém, antes de chegar ao prato, passa por mais uma etapa: o processamento. Só que, nesse caso, o processamento serve apenas para tornar o alimento próprio para o consumo dos pets, sem alterar seus aspectos naturais e sem incluir aditivos artificiais.
Uma ração caracterizada como natural, portanto, é composta por ingredientes de origem animal, vegetal ou mineral que podem ou não terem sido submetidos a processamento físico ou térmico.
Contudo, não há presença de componentes quimicamente sintetizados, como transgênicos, corantes ou aromatizantes artificiais.
+Leia também: Alimentação natural é melhor do que ração? 5 pontos sobre a dieta dos pets
Quais são os principais componentes da ração natural?
De modo geral, as rações naturais são compostas principalmente por três grupos de alimentos: ingredientes de origem animal, cereais integrais e frutas ou vegetais.
O primeiro grupo é responsável pelo fornecimento de generosas doses diárias de proteínas para o seu peludo. A maioria é feita com cortes bovinos selecionados, mas há opções com frango, cordeiro, salmão e até peru, que fornecem não só aminoácidos como ácidos graxos essenciais.
Os cereais integrais, por sua vez, colaboram para a melhora do trânsito gastrointestinal e incluem arroz integral, aveia, cevada e fibras. Já as frutas e vegetais fornecem vitaminas, minerais e antioxidantes importantíssimos para a saúde e o bem-estar dos pets.
Quais são os benefícios da ração natural?
Já separe o bloco e a caneta porque a lista é longa. Uma das maiores vantagens é a melhora na absorção de nutrientes, como fibras, proteínas, minerais e vitaminas. Outro benefício está na prevenção de doenças. A ração natural é uma grande aliada para a longevidade – os antioxidantes são um dos compostos que ajudam nesse quesito.
O alimento ainda favorece o aumento da disposição, o controle de peso e a boa digestão. Até mesmo o hálito é beneficiado: as rações naturais são benéficas para a saúde bucal dos pets e podem prevenir o tártaro.
Ração natural, comida caseira ou opções industrializadas: como escolher?
Uma das desvantagens da ração natural está no valor. Embora existam opções de diferentes faixas de preço, esses alimentos costumam ser mais caros do que as opções industrializadas habituais. Portanto, para muitas pessoas, a alimentação natural caseira e a ração convencional podem ser mais acessíveis.
Sendo assim, na hora de escolher, deve-se seguir as indicações de um médico veterinário para elaborar o melhor cardápio possível para o seu amigo de quatro patas. Se você optar por opções industrializadas, contudo, vale uma dica: evite as opções recheadas de aditivos artificiais.