Obstrução urinária em gatos: saiba mais sobre essa emergência veterinária
Problemas anatômicos e presença de cálculos renais podem causar a condição, que é potencialmente fatal aos felinos se não for tratada a tempo

A obstrução urinária ou obstrução uretral é um problema de saúde comum em gatos, principalmente em machos.
A doença pode ser causada por fatores como cálculos urinários, acúmulo de cristais e detritos na bexiga, tumores e outras condições de saúde.
Com a obstrução, o felino não consegue urinar ou só consegue urinar de maneira entrecortada. É considerada uma situação emergencial, que pode gerar complicações e até ser fatal se não for tratada.
Causas da obstrução
Em felinos, a obstrução urinária pode estar associada a questões anatômicas, existência de outras condições patológicas, além de fatores comportamentais. O baixo consumo de água aumenta o risco de formação de cálculos e cristais, que podem levar à obstrução da uretra.
Por motivos anatômicos, os gatos machos são mais propensos a desenvolverem algum tipo de obstrução urinária, uma vez que possuem a uretra mais estreita, com a diminuição progressiva do diâmetro do canal.
Entre os fatores que podem causar a obstrução urinária estão:
- Dieta de má qualidade e com pouco líquido;
- Estresse;
- Inflamações ou infecções urinárias;
- Obesidade;
- Retenção urinária;
- Neoplasias;
- Anomalias anatômicas.
Alguns fatores como o confinamento ou a má higienização das bandejas ou caixas de areia podem interferir na rotina urinária dos felinos. Com isso, os gatos acabam retendo a urina — um dos principais motivos para a formação de cálculos renais. Isso se deve ao próprio comportamento dos bichanos, que evitam caixas de areia sujas por serem animais bastante higiênicos.
+Leia também: Sachê para gatos: entenda por que é tão importante oferecer
Quais são os sintomas?
Os sintomas da obstrução urinária são semelhantes aos sinais clínicos de outras doenças do trato urinário, como infecções. Os principais sintomas são:
- Dificuldade de urinar;
- Dor (manifestada por vocalização) ao urinar;
- Presença de sangue na urina;
- Prostração e desânimo;
- Vômitos;
- Lamber excessivamente a região genital;
- Urinar em locais incomuns ou com maior frequência que o normal.
Prevenção e tratamento
O tratamento deve ser feito de forma emergencial e, muitas vezes, requer a internação do felino. O curso de tratamento vai variar conforme a origem do quadro e tem como foco o alívio da obstrução.
Em alguns casos, como tumores ou cálculos de grandes proporções, podem ser necessárias cirurgias. Se a obstrução for causada por cálculos menores ou coágulos, alguns medicamentos podem ser administrados para dissolver a obstrução.
Apenas um veterinário pode indicar o melhor tratamento. O ideal, no entanto, é prevenir a obstrução urinária, incentivando o gato a ingerir mais líquidos, seja por estratégias como a utilização de fontes ou com a oferta de ração úmida.
Manter a higiene das bandejas ou caixas de areia e evitar situações estressantes também são atitudes importantes para evitar a retenção urinária e a possível formação de obstruções.