Tirzepatida: um dos medicamentos mais aguardados do ano
O fármaco que levou a perdas de peso inéditas em estudos está prestes a chegar no Brasil
A obesidade está passando por uma mudança de paradigma, cada vez mais compreendida como uma doença crônica, como diabetes e hipertensão. E, ao exemplo destes outros males, deve ser tratada por algumas pessoas por toda a vida, incluindo com medicamentos.
Nesta seara, uma classe de fármacos está transformando o tratamento da obesidade. São os análogos de GLP-1, que simulam a ação de um hormônio produzido naturalmente no organismo, envolvido no metabolismo da glicose e na sensação de saciedade.
Em novembro de 2023, um novo representante da categoria foi aprovado no Brasil, a tirzepatida, que também emula outro hormônio. Em estudos, a droga levou os voluntários a uma perda de peso sem precedentes. Mas, apesar de estar autorizada, sua comercialização ainda não começou no país.
Para falar deste assunto, o podcast Olhar da Saúde traz o Luiz André Magno, diretor médico da Eli Lilly no Brasil, fabricante do medicamento.
Magno discute os avanços científicos por trás da droga, questões de acesso e o futuro do composto, que também está sendo estudado para doenças como apneia do sono e gordura no fígado.
Clique aqui para assistir ao episódio. Ou, se preferir, escute no Spotify:
Participam da conversa com Magno os apresentadores Carlos Eduardo Barra Couri (endocrinologista e fundador do site Olhar da Saúde) e Diogo Sponchiato (redator-chefe da VEJA SAÚDE).