Sucessão patrimonial: quando e como planejar o futuro
Assunto é pouco discutido entre as famílias brasileiras, gerando tensões e conflitos quando ele se torna inevitável

Você cuida da sua saúde para envelhecer com saúde? Se sim, já está no caminho certo. Mas e do futuro do seu dinheiro, você cuida? Se não, saiba que isso também é importante para seu bem-estar.
A sucessão patrimonial é o tema do último episódio do Podcast Olhar da Saúde. O termo engloba a herança e a distribuição de patrimônio depois da morte, mas é um engano pensar que esse é um assunto para o fim da vida.
Ocorre que ninguém gosta de pensar sobre a ausência dos pais, então esta conversa é um tabu, mas a família acaba sendo obrigada a falar sobre dinheiro mais tarde, enquanto lida com o luto. Neste momento delicado, a questão pode gerar uma bola de neve de problemas para os familiares.
Para explicar os melhores caminhos no planejamento da sucessão, o convidado do podcast é o consultor financeiro Renan Zanella. O especialista explica que não é preciso esperar que a pessoa envelheça para fazer esse planejamento.
Para Zanella, o ideal é poder dividir o patrimônio com os herdeiros em um período em que eles aproveitarão melhor os recursos. Ou seja, antes de falar sobre a sucessão pós-morte, dá para pensar em doação em vida, com diversas ferramentas para blindar seu patrimônio enquanto isso.
Clique aqui para assistir ao episódio. Ou, se preferir, escute diretamente no Spotify:
Participa da conversa com Renan Zanella o endocrinologista Carlos Eduardo Barra Couri, fundador do podcast Olhar da Saúde. Se você gostou desse tema, escute também o episódio sobre educação financeira para envelhecer melhor.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de VEJA SAÚDE, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Claudia e Superinteressante. Também temos uma newsletter enviada gratuitamente às segundas-feiras.
Preencha o formulário abaixo para receber:
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp