Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Transtorno de personalidade narcisista: o que é e como tratar

O narcisismo pode acabar se tornando tão nocivo para o paciente quanto é para as pessoas ao seu redor

Por João Antonio Streb
3 abr 2024, 14h54
transtorno-de-personalidade-narcisista-o-que-e-como-tratar-narcisismo
Um quadro de narcisismo pode fazer com que o paciente afaste pessoas próximas e também ter impacto pessoais, levando a quadros de depressão, solidão e abuso de substâncias (Freepik/Freepik)
Continua após publicidade

O Narciso que se afogou no lago após se encantar com a própria imagem pode apenas ser parte da mitologia, mas o transtorno de personalidade narcisista (TPN) é uma condição muito real. A referência é evidente: o conceito de narcisismo foi cunhado pelo precursor da psicanálise, o austríaco Sigmund Freud, e vem sendo usado desde então para se referir a esse comportamento.

Narcisistas, como nos traços típicos do personagem mitológico, costumam ter um comportamento autocentrado, que afasta as pessoas próximas e pode acabar gerando danos a si mesmos. Conheça mais sobre essa condição abaixo.

Quais são os principais sintomas do transtorno narcisista?

Considerada um transtorno de personalidade específico na Classificação Internacional de Doenças (CID), o narcisismo se manifesta através de ações constantes demonstrando falta de empatia, bem como a existência de sentimentos de grandiosidade e superioridade. Além disso, há uma necessidade de admiração e atenção constante.

Pessoas com TPN exigem demais das relações que conservam, já que se consideram merecedores de um tratamento privilegiado, muitas vezes sem encontrar limite nisso. Os narcisistas costumam buscar relações com pessoas semelhantes e que consideram tão especiais quanto eles próprios, um desafio vivido pelo Narciso original.

+Leia também: Teste genético guia tratamento de problemas psiquiátricos

A reincidência desse tipo de comportamento traz o afastamento de amigos e familiares, além de causar frustrações no indivíduo, já que almeja sempre as melhores coisas para si, mas com frequência não consegue conquistá-las.

Continua após a publicidade

Nesses casos em que as aspirações não são atingidas, é comum que a TPN leve a quadros depressivos e outros impactos na vida pessoal: insônia, solidão, raiva e abuso de substâncias como álcool e drogas.

Como é feito o diagnóstico do narcisismo?

É incomum que o paciente considere que tem um problema e busque um diagnóstico por conta própria, ao menos em um primeiro momento. Por isso, a confirmação de um quadro de TPN pode levar anos, e vir por meio do relato dos sintomas quando a pessoa busca tratamento para outros transtornos psíquicos como depressão, ansiedade ou acessos de raiva.

A confirmação de um quadro de narcisismo deve levar em conta os critérios diagnósticos definidos por manuais de psiquiatria, com base em relatos tanto do paciente quanto (se possível) de pessoas que convivem com ele.

Continua após a publicidade

Mesmo que os quadros de TPN sejam sempre caracterizados por um comportamento autocentrado, em geral há duas grandes classificações para narcisistas. Eles se dividem em:

  • Grandiosos: extrovertidos, arrogantes, confiantes e felizes.
  • Vulneráveis: inseguros, ansiosos, sensíveis a críticas, tímidos e com sintomas depressivos.

As avaliações psiquiátricas são complexas, por isso é necessário cuidado redobrado na hora do diagnóstico, já que o TPN pode ser confundido com personalidade histriônica, borderline e bipolaridade, todos com sintomas similares.

Continua após a publicidade

Como é o tratamento para o transtorno de personalidade narcisista?

Com a confirmação do diagnóstico, os pacientes são encaminhados para tratamentos psicológicos. A linha de terapia cognitivo comportamental (TCC) e psicodinâmica têm resultados melhores nos casos de transtorno de personalidade narcisista.

Não existe remédio específico para o TPN, mas os casos de pacientes com o transtorno acompanhado de ansiedade e/ou depressão são comuns. Nesse caso, a psicoterapia é acompanhada de medicamentos usados no tratamento dessas condições, que devem ser receitados e dosados sempre após uma rigorosa avaliação médica.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.