Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Cuide das emoções para superar a aids

Novo estudo sugere que frequentar psicólogos chega a aumentar a adesão aos antirretrovirais, essenciais para controlar os estragos do HIV

Por Theo Ruprecht
Atualizado em 15 dez 2017, 10h49 - Publicado em 13 dez 2016, 14h27
Cuidar do bem-estar mental favorece o tratamento contra essa infecção. (Ilustração: Adriana Komura/)
Continua após publicidade

Psicólogo da Universidade de São Paulo e especialista na mente de pessoas com HIV, Esdras Vasconcellos costuma dizer: “O impacto da doença não se restringe ao ataque do vírus no sistema imune. Ele atinge principalmente a estabilidade emocional”.

Daí porque cientistas da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, submeteram 83 voluntários a uma espécie de terapia que aborda os desafios impostos pela infecção — outros 46 pacientes tiveram um atendimento-padrão. Ao final de quatro meses, percebeu-se que o primeiro grupo apresentou menores taxas de depressão e de abandono das medicações.

“Um profissional remove a aversão aos remédios, que remete inclusive ao preconceito que circunda esse mal”, explica Vasconcellos. “Vale lembrar que as medicações de hoje garantem longevidade e qualidade de vida”, arremata.

Foco no dia a dia com HIV

No estudo americano, a psicoterapia veio acompanhada de uma técnica chamada Life-Steps. Ela consiste em entender o cotidiano do sujeito para motivá-lo a enfrentar seu problema e, dentro do possível, ajustar o tratamento à sua rotina. Embora recente, o método parece promissor.

Depressão fomenta a aids

A depressão baixa nossas defesas naturais contra vírus e micro-organismos nocivos. “Em indivíduos com HIV, o quadro pode abrir brecha para a progressão da aids ou para o surgimento de infecções oportunistas”, ensina Vasconcellos. Fora que culmina em menor adesão ao coquetel.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.