Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Aulas de música versus desordens mentais em crianças

As lições musicais podem ser capazes de criar novas conexões entre os neurônios, o que controlaria autismo e TDAH

Por Thiago Nepomuceno
Atualizado em 22 mar 2023, 11h10 - Publicado em 2 dez 2016, 19h06
Música
Música (Foto: Istock, Ilustração: Mariana Louro/)
Continua após publicidade

As aulas de teoria musical — com ou sem apoio de instrumentos — já são usadas para melhorar a qualidade de vida e o próprio desenvolvimento cognitivo de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e autismo. Mas a sacada de especialistas do Hospital Infantil Federico Gómez, no México, foi desenvolver um estudo para entender o que acontece dentro do cérebro que poderia culminar nas vantagens.

Para a pesquisa, 23 crianças saudáveis, de 5 a 6 anos, foram recrutadas. Nenhuma tinha recebido qualquer tipo de ensinamento artístico anteriormente. Por meio de um exame ultramoderno, o cérebro dessa garotada foi mapeado antes e depois de nove meses de aulas de música.

Leia também: O impacto da arte na saúde

A partir daí, os cientistas descobriram que essas sessões fomentaram a criação de conexões entre os neurônios em diferentes áreas do cérebro. Houve, em particular, um mudança positiva na região chamada de fórceps menor. Esse achado é importante, porque desordens como autismo e TDAH foram associados a uma menor conectividade entre as células nervosas nessa parte da massa cinzenta. Ou seja, ao incitar essas conexões, as aulas de teoria musical ajudariam a controlar esses e eventualmente outros distúrbios mentais.

Os cientistas acreditam que, quando a criança recebe uma instrução musical, neurônios envolvendo audição, habilidades motores, cognição, emoção e até socialização são ativados. Isso força o cérebro a se desenvolver. No fim das contas, o método acaba sendo benéfico para todos os pequenos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.