Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Vem aí uma vacina contra gripe exclusiva para idosos

Vacina desenvolvida especificamente para proteger pessoas com mais de 65 anos contra o vírus influenza acaba de ser aprovada pela Anvisa

Por Maria Tereza Santos
Atualizado em 4 abr 2019, 18h34 - Publicado em 18 out 2018, 17h16
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma vacina contra a gripe feita especialmente para idosos. Testes realizados pela farmacêutica Sanofi Pasteur indicam que, entre indivíduos com mais de 65 anos, o imunizante é 24,2% mais eficaz na prevenção da doença em comparação com a injeção usada atualmente no Brasil.

    Mas o que essa nova arma tem de diferente? Para compreender isso, antes é necessário relembrar o funcionamento das vacinas.

    No caso da gripe, os imunizantes são compostos por fragmentos inativados do vírus influenza (os antígenos). Esses pedacinhos de vírus morto, assim por dizer, não provocam a doença, mas estimulam o organismo a produzir anticorpos. Então, quando a pessoa de fato entra em contato com o agente infeccioso no ambiente, seu sistema de defesa já está pronto para um contra-ataque imediato.

    A questão é que o corpo dos indivíduos mais velhos responde menos à vacina tradicional. Dito de outra forma, há uma maior probabilidade de a injeção não incitar a fabricação de anticorpos. Isso torna essa turma mais vulnerável à gripe e a eventuais complicações, como a pneumonia.

    Continua após a publicidade

    Para contornar tal limitação, pesquisadores desenvolveram uma vacina com quatro vezes mais antígenos do que a disponível hoje na rede pública. É um empurrão a mais para promover uma reação imunológica adequada no pessoal mais maduro.

    “O Brasil tem uma população idosa crescente que precisa se proteger contra a gripe. O cuidado com esse grupo, especialmente para influenza, é uma necessidade notada há algum tempo e agora muitos serão beneficiados”, afirma o diretor geral da Sanofi Pasteur, Hubert Guarino, em comunicado à imprensa.

    Continua após a publicidade

    Apesar da aprovação, ainda não há previsão para a venda desse produto no nosso país. Num primeiro momento, ele estará disponível apenas nas clínicas particulares. Seu preço ainda não foi definido pelos órgãos reguladores.

    O curioso é que essa mesma vacina já havia sido lançada nos Estados Unidos em 2010. Segundo a empresa, mais de 67 milhões de idosos foram protegidos com ela desde então.

    E um recado final: a vacinação é a maneira mais efetiva de combater a gripe. De acordo com informações do Ministério da Saúde, ela reduz de 39% a 75% a mortalidade por problemas provocados pelo vírus influenza na população em geral.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.