Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Tratamento inédito para hemorroidas evita internação e agiliza recuperação

Guiada por imagens, a embolização obstrui o sangramento com anestesia local. O paciente logo retoma a vida, e sem sentir desconforto na região

Por Fabiana Schiavon
Atualizado em 6 dez 2021, 19h13 - Publicado em 6 dez 2021, 19h13
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Quando os vasos sanguíneos do ânus estão dilatados, eles recebem o nome de hemorroidas, que podem causar dor e sangramento. Entre várias formas de tratamento, surgiu uma nova opção: a embolização. Parecida com o cateterismo (utilizado para doenças cardíacas), a técnica é menos invasiva do que a cirurgia, indicada a casos mais graves.

    Na embolização, são usados equipamentos de imagem para chegar ao local da lesão e obstruir o sangramento. Por isso, a anestesia é local e não há necessidade de internação.

    Primeiro, um cateter de 2 milímetros de diâmetro é introduzido pela virilha até à artéria do intestino, que é a responsável pela formação das hemorroidas. São feitas uma fotografia e também uma tomografia para confirmar a localização das lesões.

    “Na sequência, realizamos uma obstrução intencional (embolização) no local do sangramento”, detalha Francisco César Carnevale, professor livre-docente e chefe do Serviço de Radiologia Vascular Intervencionista do Instituto de Radiologia da Faculdade de Medicina da USP. É como se as hemorroidas fossem “entupidas”.

    Continua após a publicidade

    + LEIA TAMBÉM: Hemorroidas: o que são, como surgem e quais os tratamentos disponíveis

    “O paciente retorna rapidamente às suas atividades. A grande vantagem da embolização é que traz resultados similares aos cirúrgicos, mas sem a necessidade de internação hospitalar e com menos dor”, afirma o médico. Em resumo, o indivíduo ganha qualidade de vida.

    Sintomas da hemorroida

    Quem pode recorrer à embolização?

    Ela é indicada para qualquer grau de hemorroidas, desde que tenha sangramento. “Os melhores candidatos são os pacientes com grau 1, 2 ou 3 do problema, quando as lesões não estão totalmente expostas”, explica Carnevale.

    Continua após a publicidade

    Existem quatro graus de hemorroidas. Nos três primeiros, elas estão totalmente dentro do canal anal ou aparecem de tempos em tempos, principalmente ao defecar. No último, o grau 4, a lesão se estabeleceu na área externa, aí não dá para escapar da cirurgia comum, a hemorroidectomia.

    “São feitos cortes e pontos cirúrgicos para ressecar e ‘amarrar’ as hemorroidas. Assim, existe uma ferida operatória que demora para cicatrizar. Todas as vezes que o paciente evacua, ocorre a passagem das fezes por ela, provocando a dor”, relata o médico.

    Depois da hemorroidectomia, ainda pode ocorrer sangramento. “Essa cicatrização demora em torno de 15 dias e indivíduo precisa ficar no hospital entre um a três dias”, explica Carnevale.

    Continua após a publicidade

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.