Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

De onde vêm os coronavírus?

O Sars-Cov-2, responsável pela pandemia atual, faz parte de uma família cheia de história. Hora de conhecer como eles evoluíram ao longo dos milênios

Por André Biernath
19 jun 2020, 15h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Gangue microscópica

    Os coronavírus são um grupo que conta com mais de 40 integrantes conhecidos pela ciência. Eles costumam infectar aves e mamíferos. Até o momento, diferentes tipos foram encontrados em morcegos, ratos, camelos, cachorros, gatos, porcos, bois, galinhas e perus, além dos seres humanos. No geral, eles provocam sintomas nos aparelhos respiratório e gastrointestinal dos animais. 

    Por dentro e por fora

    Todos os integrantes do grupo trazem em sua superfície espículas que lembram uma coroa — daí o nome derivado do latim “corona”. Eles têm 125 nanômetros de diâmetro (são 800 vezes mais finos que um fio de cabelo). Além disso, possuem o material genético mais comprido entre os vírus com características similares. Seu RNA é três vezes maior que o do HIV, o causador da aids

    comparações-sqs-corona-grafico
    (Ilustrações: Guilherme Henrique/SAÚDE é Vital)

    Ocupação ilegal

    As espículas virais são as chaves que permitem infectar o organismo. Essas estruturas se conectam a um receptor chamado ECA2 na superfície das células. Após o encaixe, o vírus sequestra o maquinário celular para fazer novas cópias de si mesmo. Esse processo de invasão e replicação se repete por dias.

    Continua após a publicidade

    A parte que nos cabe

    Até o momento, foram identificados sete tipos de coronavírus que pularam de animais e passaram a afetar as pessoas. Quatro deles provocam o resfriado comum. Os outros três (Sars-CoV, Mers-CoV e Sars-CoV-2) levaram a graves problemas de saúde pública em 2002, 2012 e 2020, respectivamente.

    sqs_quadro-animais
    (Ilustrações: Guilherme Henrique/SAÚDE é Vital)

     

    Osso duro de roer

    O Sars-CoV-2 tem uma série de atributos favoráveis a uma disseminação rápida. O primeiro deles é o fato de o vírus ser transmissível antes de os primeiros sintomas, como tosse e febre, aparecerem. Isso significa que o sujeito pode levar uma vida normal enquanto passa o patógeno para os outros, o que dificulta demais o controle e o acompanhamento.

    Continua após a publicidade

    Diferentemente de seus antecessores, o atual coronavírus consegue abalar tanto as células das vias aéreas superiores (nariz e garganta) quanto as dos pulmões. Pra piorar, ele não se limita ao sistema respiratório e já foi encontrado no coração, no intestino, no sangue, no sêmen, nos olhos, nos rins, no fígado, no baço e até no cérebro.

    sqs-linha-tempo
    (Ilustrações: Guilherme Henrique/SAÚDE é Vital)

    Fontes: Profile Of a Killer: The Complex Biology Powering the Coronavirus Pandemic, artigo publicado na revista Nature em 4 de maio de 2020; Paulo Eduardo Brandão, virologista da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.