Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Saiba o que fazer em casos de picada de escorpião

A apresentadora da TV Globo Ana Maria Braga sofreu um acidente ao pisar em um escorpião. Saiba mais sobre os primeiros socorros

Por Lucas Rocha
Atualizado em 3 fev 2025, 19h06 - Publicado em 3 fev 2025, 19h06
saude-medicina-animais-peconhentos-escorpiao
Acidentes com escorpiões são comuns no Brasil (Foto: Comunicação Butantan/Divulgação)
Continua após publicidade

O Brasil abriga uma grande variedade de animais peçonhentos, como escorpiões, serpentes e aranhas. Picadas ou mordidas podem levar a consequências graves para o organismo, incluindo intoxicação e risco de morte.

A apresentadora da TV Globo Ana Maria Braga sofreu um acidente ao pisar em um escorpião. O relato foi publicado em vídeo no perfil da artista no Instagram.

“Realmente, eu pisei num, rapaz do céu, num escorpião, já imaginou se é brincadeira um negócio desses. Amanhã, eu conto tudo, mas estou bem, estou em casa. Queria agradecer, inclusive, a todos os médicos e ao pessoal da Unesp em Botucatu, que me receberam tão bem”, disse Ana Maria.

Casos como esse não são incomuns no país. Apenas em 2023, foram registradas mais de 200 mil picadas de escorpião, de cerca de 340 mil acidentes envolvendo animais peçonhentos, de acordo com o Ministério da Saúde.

View this post on Instagram

A post shared by Ana Maria Braga (@anamariabragaoficial)

Os escorpiões estão presentes principalmente nas cidades, em locais mais escuros, como terrenos abandonados, lugares cheios de entulho, espaços com materiais de construção, tijolos e telhas, além de se esconderem em pedras, matos e lixo. Nas casas, podem ser vistos em saídas de esgoto, nas proximidades de ralos ou caixas de gordura.

Continua após a publicidade

Em geral, as pessoas entram em contato através dos pés ou mãos, principalmente na tentativa de capturar o animal. Diferentemente de outras espécies, não existe um período específico para a reprodução. No Brasil, a principal espécie associada a acidentes é escorpião-amarelo (Tityus serrulatus).

A concentração de toxinas no veneno depende da espécie, distribuição geográfica, estado nutricional e grau de maturidade do escorpião. Além disso, um escorpião nunca utiliza todo seu veneno de uma vez, podendo causar mais de um incidente.

Diante de uma picada, surgem sintomas locais, como dor imediata que pode se espalhar para o membro e ser acompanhada de formigamento, manchas vermelhas e suor.

Dentro de alguns minutos e poucas horas, aparecem sinais mais graves de manifestações sistêmicas. A lista inclui suor intenso, agitação e tremores, náuseas, vômitos, apresentação de baba, aumento ou queda da pressão arterial, batimentos cardíacos irregulares, dificuldade para respirar e choque.

Continua após a publicidade

O que fazer em casos de picada de escorpião

Em caso de acidente, deve-se acalmar a vítima e afastá-la do animal. É importante limpar o local da picada com água e sabão e levar o indivíduo para atendimento médico de urgência.

O Ministério da Saúde recomenda ainda o uso de compressa de água morna para alívio da dor e evitar passar gelo, pomadas ou remédios caseiros no local.

O diagnóstico de envenenamento por escorpião é feito a partir de avaliação médica. Exames complementares podem ser realizados para acompanhamento de pacientes com manifestações mais graves, incluindo eletrocardiograma, radiografia do tórax, ecocardiografia e testes bioquímicos.

O tratamento específico é feito com o soro antiescorpiônico, que devem ser administrados em ambiente hospitalar e sob supervisão médica. O composto é produzido no país pelo Instituto Butantan e distribuído pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os frascos podem ser transferidos para hospitais públicos, filantrópicos ou privados, desde que seja garantido o tratamento sem custo ao paciente.

Continua após a publicidade

Prevenção

Para reduzir os riscos de contato com escorpiões, é recomendado adotar medidas de prevenção que afastem o animal das proximidades.

“Os escorpiões são animais sinantrópicos, ou seja, permanecem próximo dos humanos por terem se adaptado bem ao ambiente urbano, principalmente porque ele oferece os quatro As: água, alimento, abrigo e acesso. Tendo essas quatro condições, eles acabam se instalando, se reproduzindo e se proliferando”, explica a assistente técnica de pesquisa científica e tecnológica do Biotério de Artrópodes do Instituto Butantan, Denise Maria Candido, em comunicado.

Em casas e apartamentos, podem ser utilizadas soleiras em portas e janelas, além de telas em ralos do chão, pias e tanques. É importante vedar frestas e buracos presentes em paredes ou assoalhos. Mantenha camas e berços afastados, no mínimo, 10 cm da parede e evite que lençóis toquem o chão.

O lixo doméstico deve ser armazenado em sacos plásticos bem fechados, para evitar a proliferação de baratas, alimento preferido dos escorpiões. A limpeza também deve se estender para jardins e quintais, com destaque para a retirada de folhas secas, entulhos e materiais de construção.

Continua após a publicidade

Balance roupas e sapatos que ficaram muito tempo sem uso antes de vestir.

Fontes: Ministério da Saúde e Instituto Butantan.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.