Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Rússia diz que vai lançar vacina contra o câncer em 2025

Imunizante baseado no RNA mensageiro seria capaz de fazer o sistema imunológico do paciente combater tumores, segundo testes preliminares

Por Maurício Brum
18 dez 2024, 14h45
vacinas-cancer-injecao-rna
Governo russo promete distribuição gratuita da vacina, mas ainda não divulgou detalhes sobre cronograma para aplicação em massa ou que tipos de câncer podem se beneficiar da tecnologia (Diana Polekhina/Unsplash)
Continua após publicidade

Autoridades sanitárias da Rússia afirmaram durante a semana que o país avançou significativamente no desenvolvimento de uma vacina contra o câncer e pretende começar a aplicá-la, de forma gratuita, já em 2025.

Visto com reservas no Ocidente, o anúncio diz respeito a um imunizante que utiliza a tecnologia do RNA mensageiro (ou mRNA), que ganhou proeminência durante a pandemia como uma das alternativas para desenvolver vacinas contra a covid-19.

+Leia também: A revolução do RNA: muito além das vacinas

O que se sabe sobre a vacina

Ainda não está claro como a vacina russa funcionaria nem quais cânceres ela se propõe a tratar. As informações divulgadas pela agência estatal de notícias TASS apontam que, em ensaios pré-clínicos, ela se mostrou promissora para barrar o desenvolvimento de tumores malignos e as metástases subsequentes.

O uso de vacinas personalizadas de mRNA para combater cânceres vem sendo estudado ao redor do mundo, mas ainda não há uma versão consagrada no mercado. Ela é considerada um avanço no universo da imunoterapia: em tese, o RNA mensageiro seria capaz de fazer o sistema imunológico do paciente reconhecer as células tumorais como inimigas, passando a produzir anticorpos para destruí-las.

Esse princípio também sugere que, ao menos em um primeiro momento, a vacina russa só seria aplicada em pacientes que já têm a doença. Seria um empurrão a mais para o organismo de pessoas com câncer se defenderem do tumor, e não um imunizante “preventivo” para quem ainda não recebeu o diagnóstico.

Continua após a publicidade

Quais são os próximos passos?

Segundo as informações divulgadas nesta semana, os ensaios pré-clínicos devem ter seus resultados divulgados ainda este ano. A partir de 2025, começariam os estudos clínicos, envolvendo seres humanos, que forneceriam mais dados sobre segurança, eficácia e viabilidade do imunizante. É quando começa a “distribuição gratuita” anunciada nos últimos dias, mas ainda de forma controlada.

No entanto, mais detalhes sobre o funcionamento específico e uma linha do tempo para a aplicação da vacina em larga escala ainda devem ser divulgados no futuro pelo governo da Rússia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.