Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Quanto tempo demora para a vacina da gripe fazer efeito?

A partir da vacinação, o corpo precisa de algumas semanas para produzir anticorpos contra o vírus da gripe

Por Da Redação
Atualizado em 17 mar 2021, 17h53 - Publicado em 15 abr 2019, 17h50
quanto tempo para a vacina da gripe fazer efeito
A vacina da gripe não surte efeito de imediato (Foto: GI/Getty Images)
Continua após publicidade

Após a aplicação, a vacina da gripe leva de duas a três semanas para surtir efeito. Esse é o tempo que o corpo precisa para, a partir da vacinação, produzir uma boa dose de anticorpos contra o vírus influenza.

Funciona assim: dentro da vacina que é oferecida na campanha nacional contra a gripe, há resquícios inativados dos subtipos desse vírus que mais estão circulando no país. Por conter fragmentos “mortos” do agente infeccioso, não há qualquer risco de a injeção causar a doença.

Pois bem: uma vez que alguém toma o imunizante, seu sistema de defesa reconhece aquelas partículas estanhas e começa a produzir proteínas para debelá-las. Elas são os anticorpos contra a gripe.

Acontece que essa fabricação não ocorre de uma hora para outra. Segundo os especialistas, ela leva de duas a três semanas até ganhar a escala necessária para debelar a doença.

Durante esse período, é possível que alguém contraia a enfermidade e apresente seus sintomas – febre alta, dores pelo corpo, tosse… Por isso que muita gente pensa, erroneamente, que a vacina causa o problema.

Continua após a publicidade

Esse tempo entre a vacinação e a proteção efetiva é um dos motivos pelos quais a campanha contra a gripe sempre começa um bom tempo antes do inverno, estação com maior número de casos.

Quanto tempo dura a vacina contra a gripe?

As autoridades pedem para tomar uma nova dose todo ano. Isso porque os subtipos do vírus sofrem mutações constantes, que exigem adaptações na composição do imunizante.

Além disso, essas variedades do agente infeccioso circulam com diferentes intensidades de tempos em tempos. Com base nessas tendências, a Organização Mundial da Saúde define contra quais subtipos do influenza – H1N1, H3N2 etc – a vacina do ano irá proteger.

Continua após a publicidade

Fontes: Sociedade Brasileira de Imunizações e Ministério da Saúde.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.