Quantas vezes por semana devo lavar o cabelo?
A higiene capilar adequada contribui para manter as madeixas saudáveis e muito mais bonitas

A higienização é essencial para manter os cabelos sedosos e macios, como dizem as propagandas na televisão, mas sobretudo para que os fios se mantenham saudáveis.
Nesse contexto, vale investir em itens adequados para cada tipo de cabelo, como xampus e condicionadores. Além de ter atenção com a frequência com que são utilizados esses produtos.
Afinal, quantas vezes lavar o cabelo por semana? Lavar a cabeça todo dia resseca os fios? Ficar muito tempo sem fazer a higiene faz mal?
Perguntas como essas não saem da mente de muita gente por aí, e na internet não faltam dicas milagrosas. Mas, quando o assunto é higiene capilar, vale pontuar que não existem regras fixas. Tudo depende de fatores individuais e ambientais, como idade, tipo de cabelo e a presença de umidade, por exemplo.
+ Leia também: Caspa: como tratar e prevenir o problema
“Na prática, a periodicidade ideal da lavagem dos cabelos muda de acordo com a pessoa, do lugar onde se está e da umidade do ar. Então, não é um conceito fixo, é algo que varia conforme a época do ano”, explica a médica Violeta Tortelly, coordenadora do Departamento de Cabelos da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Para quem tem mais idade e cabelos crespos ou secos, faz sentido lavar menos, devido à baixa produção de sebo ou distribuição não uniforme desse tipo de oleosidade pelos fios. Esse grupo pode fazer a lavagem entre uma e duas vezes na semana, sempre seguindo a regra de que mais oleosos devem ser lavados mais, e os secos, menos.
Em localidades mais úmidas, pode ser necessário fazer uma higienização diária, principalmente para indivíduos com raiz oleosa e fios mais finos.
“Para os mais jovens e adolescentes, que produzem bastante sebo, o ideal é que se lave todo dia. A oleosidade do cabelo vai gerando um aspecto ruim, mas não é só isso. Em excesso, ela pode levar a uma dermatite seborreica, inflamação da pele que causa irritação”, afirma Tortelly.
+ Leia também: Gummy hair realmente funciona? Saiba mais sobre esse suplemento
Como lavar o cabelo corretamente?
Os xampus retiram oleosidade, suor, e os resquícios da descamação de células do couro cabeludo, além de outros resíduos que podem se alocar na cabeça. Ou seja, são grandes aliados, desde que sejam usados corretamente.
“Importante lembrar que o xampu é para o couro cabeludo. O restante dos fios requer o mínimo de xampu possível, para não ressecar mais. Então, o ideal é colocar o líquido no couro cabeludo, espalhando por ali com movimentos suaves”, orienta a dermatologista. O adequado é manter a espuma por dois a três minutos, que vai escorrer e remover resíduos até as pontas.
A limpeza em excesso de cabelos secos pode torná-los ainda mais quebradiços e com efeito frizz — aquele arrepiado, sabe? Vale ainda evitar o excesso de detergente presente nos produtos.
“Se você sente necessidade de lavar mais o cabelo, pela rotina de academia ou trabalho, vale a pena usar xampu mais condicionante ou cremes que não contêm tanto sabão, como as linhas ‘no poo’ ou ‘low poo’, para ressecar menos os fios e couro cabeludo”, acrescenta.
Já os condicionadores atuam na neutralização das cargas negativas dos fios, diminuindo o efeito arrepiado e aumentando a maciez.