Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Proteína C reativa: o que é e para que serve esse exame de sangue

O exame de PCR é feito no início de uma investigação médica e ajuda a encontrar problemas de saúde mesmo quando o paciente ainda não tem sintomas

Por Maurício Brum
20 fev 2024, 13h33
proteina-c-reativa-para-que-serve-exame-de-sangue-pcr
O exame de PCR não exige jejum prévio, mas é comum que o médico peça outros testes na mesma coleta de sangue (stefamerpik/Freepik)
Continua após publicidade

A proteína C reativa, também conhecida pela sigla PCR, é um importante indicador na detecção precoce de problemas com o nosso corpo. Produzida pelo fígado, essa proteína costuma apresentar níveis elevados quando uma pessoa está iniciando ou atravessando um processo de infecção ou inflamação.

Medida a partir de um exame de sangue simples, a proteína C reativa ajuda os médicos na investigação de doenças com sintomas inespecíficos, que podem ser facilmente confundidas com outras condições (como infecções). O exame também pode ser solicitado de forma preventiva, sem que a pessoa apresente qualquer sintoma.

E vale o cuidado para não se confundir com a sopa de letrinhas: esse tipo de exame não tem nada a ver com o teste de RT-PCR que se popularizou como método de detecção da covid-19. Apesar das siglas semelhantes, o teste do coronavírus traz seu nome do inglês e significa “reação de transcriptase combinada com a reação em cadeia da polimerase”.

+Leia também: Dieta anti-inflamatória: ciência ou moda?

O que significa a proteína C reativa alta

Uma alteração em um exame PCR está associada a inflamações e, em alguns casos, a processos infecciosos do organismo. Quando a circulação de proteína C reativa aumenta no sangue, isso pode ser sinal de uma infecção bacteriana ou de doenças crônicas como o lúpus.

Continua após a publicidade

Mas a alteração da PCR se dá por diversos motivos. A elevação dessa proteína também pode ser um primeiro aviso de que a pessoa está sob risco de ter uma doença cardiovascular.

Por isso, o teste é importante para confirmar alguma suspeita do médico e descartar outras possibilidades para os sintomas que o paciente apresenta.

Ao mesmo tempo, caso a proteína C reativa esteja em níveis normais, o teste permite que a atenção seja voltada a outros problemas de saúde que não geram essa alteração.

O normal é que o exame de PCR seja realizado no começo de uma investigação de saúde. Depois do resultado, outros exames podem ser solicitados de acordo com a avaliação do especialista que cuida do seu caso.

Continua após a publicidade

Como é feito o exame de PCR

O teste da proteína C reativa é feito com um exame de sangue simples, sem necessidade de qualquer preparo prévio, como um período de jejum. Caso haja alteração nos níveis de PCR, eles podem voltar ao normal quando a causa de fundo for tratada.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.