Projeto vai investigar riscos escondidos no DNA dos brasileiros
Sequenciamento nacional chama a atenção para propensão a câncer e doenças cardíacas
A genética tem uma grande influência sobre a nossa saúde — mas não precisa ser uma sentença.
“Podemos identificar quem tem maior predisposição a certas doenças e, a partir disso, atuar para preveni-las”, afirma o médico Guilherme Yamamoto, chefe de inovação da Dasa Genômica. É ele quem está à frente do GenoP, o maior projeto de sequenciamento do DNA já feito em parceria entre hospitais públicos e privados do país.
“O objetivo é identificar quais variantes aumentam o risco de problemas no coração, câncer de mama e de próstata, as principais causas de morte no Brasil”, diz a oncologista Maria Aparecida Folgueira, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).
Cerca de 3 mil pacientes terão o material genético totalmente avaliado até 2026.
+ Leia também: Bons hábitos ajudam a evitar o câncer mesmo quando há risco genético
Por que investigar
Falta de diversidade em bases científicas prejudica a saúde dos brasileiros
Conhecer-se
Bancos genéticos internacionais carecem de dados sobre ancestralidade africana e ameríndia, que é prevalente no nosso povo.
Serviço público
A meta do projeto é criar um exame de risco genético para as principais causas de morte no país — e disponibilizá-lo no SUS para quem precisa.
Prevenir o câncer
Ao identificar alguém com alto risco de câncer de mama, por exemplo, é possível traçar estratégias para evitá-los, como retirada dos órgãos.
Prepare o coração
Problemas podem ser diagnosticados e corrigidos mais precocemente e o paciente deve reforçar bons hábitos para afastar complicações.
+ Leia também: A genética evolui e quem ganha são as pessoas com doenças raras
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de VEJA SAÚDE, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Claudia e Superinteressante.
Alongamento borboleta: quais as vantagens e como realizar o exercício
O fruto da “árvore da vida”: conheça os benefícios do buriti







