Os planos de saúde fazem parte do setor que mais recebeu reclamações direcionadas ao atendimento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Segundo o levantamento, os contatos relacionados às seguradoras da área somaram 23,4% do total em 2017. O setor fica no topo do ranking pelo terceiro ano consecutivo.
Segundo o Idec, a maior parte das reclamações dos consumidores vem sobre o reajuste abusivo dos planos, especialmente os empresariais e os coletivos. Além disso, as negativas de cobertura e falta de informações sobre certos detalhes incomodaram muitos usuários.
Se há uma boa notícia, é a de que a porcentagem de queixas em 2017 foi menor do que a dos dois anos anteriores. Em 2015, 32,7% das reclamações junto ao Idec correspondiam aos planos de saúde. O número caiu para 28,06% em 2016 e, agora, ficou na casa dos 23,4%. Ainda assim, é muita coisa!
Para além da saúde
Em segundo lugar no ranking das reclamações ficaram as queixas relativas a compra de produtos, com 17,8%. O setor ultrapassou o ramo dos serviços financeiros, que ficou em terceiro no levantamento deste ano, com 16,7%.
Os serviços de telecomunicações, incluindo telefonia móvel e fixa e TV por assinatura, ficaram como o quarto mais questionado nos contatos com o Idec. Do total, 15,8% das ligações foram motivadas pela relação com essas empresas.
Este conteúdo foi publicado originalmente na Agência Brasil.