Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Assine a partir de 5,99

Para que serve a água morna na Ayurveda?

Medicina tradicional indiana recomenda a ingestão de água morna, mas líquido quente demais pode prejudicar a saúde

Por Clarice Sena
10 jun 2025, 16h31 • Atualizado em 10 jun 2025, 16h32
agua-morna-ayurveda
Ayurveda recomenda tomar água morna ao acordar e antes de dormir (Freepik/Freepik)
Continua após publicidade
  • A medicina ou sistema Ayurveda é um conjunto de práticas medicinais desenvolvidas na Índia há mais de quatro milênios. Diferente das concepções ocidentais de sintomas e doenças, a tradição indiana trata do equilíbrio da força vital do corpo ou prana. Quando há algum problema, na concepção do Ayurveda é porque algo está em desarmonia.

    Dentre as diversas práticas diferentes daquelas a que estamos acostumados, o Ayurveda recomenda o consumo de água morna ou quente, ao invés da água fria ou gelada. Mas isso de fato pode fazer pelo organismo?

    Conheça o que diz a Ayurveda e entenda se há algum amparo científico para tais alegações.

    Siga

    +Leia também: Tomar água gelada no calor faz mal? Entenda essa história

    Para a Ayurveda, água morna pode ajudar na saúde do organismo

    Nas práticas tradicionais indianas, a ingestão de água morna ou quente deve fazer parte de uma rotina diária, com o consumo indicado ao acordar e antes de dormir. Na concepção da Ayurveda, as desarmonias do organismo são resultado de bloqueios dos diferentes canais ou sistemas do corpo.

    Assim, consumir água morna ajudaria a manter as passagens do corpo sempre desbloqueadas, atuando como um efeito preventivo. Fazer o inverso – beber água fria ou gelada – teria o efeito contrário, diminuindo a capacidade digestiva.

    Continua após a publicidade

    Diante de sintomas gastrointestinais, a água nessa temperatura também poderia auxiliar a eliminar o bloqueio, agindo como uma medida reativa. A água pode estar acompanhada de gotas de limão ou mel, sob a justificativa de limpar o intestino e eliminar toxinas do corpo.

    Faltam estudos para comprovar benefícios da ingestão de água morna

    Se, por um lado, a Ayurveda afirma que o consumo de água morna ou quente ajuda na saúde, especialmente do sistema digestivo, para a medicina ocidental faltam evidências de que esse efeito seja positivo.

    A maior contraindicação é em relação ao consumo de água, comidas ou qualquer bebida em temperaturas muito elevadas, que podem provocar quadros de esofagite, uma inflamação no esôfago.

    Continua após a publicidade

    Quando o consumo ocorre de forma frequente, a alta temperatura pode provocar múltiplas lesões no esôfago que, se não forem tratadas, podem evoluir para um câncer.

    Um estudo conduzido pela Agência Internacional de Investigação sobre o Câncer (IARC), uma instituição da Organização Mundial de Saúde
    (OMS), sugere que o consumo de bebidas em temperatura superior a 65°C está ligado ao desenvolvimento do câncer de esôfago.

    Indivíduos que ingeriram água morna antes de realizar colonoscopias tiveram a motilidade intestinal estabilizada, sugerindo que a prática pode ter algum benefício nesse sentido. No entanto, são poucas pesquisas que avaliam esse efeito e, no geral, os benefícios são modestos.

    Continua após a publicidade

    Já a história da água gelada não procede mesmo: não há nenhum problema em tomar o líquido resfriado. De todo modo, nenhuma bebida, seja fria ou quente, pode funcionar como remédio. Diante de problemas gastrointestinais, o ideal é consultar um médico para avaliar o quadro.

    Para encerrar, não há a necessidade de consumir nenhum alimento específico com foco em “desintoxicar” ou “eliminar toxinas” do organismo. Nosso próprio corpo faz esse trabalho.

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login