Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Ondas de calor da menopausa são mais intensas em mulheres obesas

Brasileiras muito acima do peso sofreriam mais com fogacho e outros sintomas que surgem com a chegada dessa fase da vida

Por Giovana Feix
Atualizado em 24 set 2017, 15h24 - Publicado em 24 set 2017, 15h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Uma pesquisa acaba de destacar as dificuldades que a obesidade pode trazer à vida de mulheres acima dos 40 anos. Conduzida na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) pelo ginecologista Sylvio Saccomani, ela sugere que, quanto maior o peso na balança, maior a intensidade dos fogachos — aquelas ondas de calor típicas da menopausa.

    Para chegar a essa conclusão, foram entrevistadas 749 mulheres entre 45 e 60 anos de idade, vindas de 19 municípios diferentes. “Verificamos que existe uma progressão na intensidade do sintoma de acordo com o crescimento no IMC [índice de massa corporal]”, explica Saccomani, em entrevista ao Jornal da Unicamp. “As queixas já pioram com o sobrepeso”.

    As participantes obesas também relataram sofrer mais de problemas urinários e secura vaginal. Tudo isso, junto, chegava a afetar o trabalho, o lazer e a vida sexual.

    A notícia contraria a hipótese de que a obesidade protege as mulheres diante de dificuldades típicas do avançar dos anos. De acordo com essa tese, a maior quantidade de hormônio feminino no corpo de quem está acima do peso evitaria os fogachos. “[Esse] é mais um trabalho sugerindo que a teoria da piora das ondas de calor na obesidade é mais predominante hoje em dia”, opina Lucia Costa-Paiva, ginecologista e orientadora da tese, também no Jornal da Unicamp.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.