Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

O que é o colesterol LDL? E o HDL?

Um é chamado de colesterol ruim e o outro, de bom. Mas o que eles fazem nas artérias e qual sua importância para a saúde cardiovascular?

Por Da Redação
Atualizado em 11 Maio 2021, 12h52 - Publicado em 8 ago 2018, 15h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em homenagem ao Dia Nacional de Combate ao Colesterol, a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo realizou uma pesquisa com 600 pessoas das cinco regiões do país. E descobriu que apenas 6% dos entrevistados sabia o que era o colesterol LDL (o ruim) e o HDL (o bom).

    Está aí um perigo, uma vez que só olhar para a taxa de colesterol total pode levar a enganos. Ora, um sujeito às vezes está no limite desse índice, mas porque possui bastante HDL, considerado um mocinho da saúde cardiovascular. Calma que a gente vai explicar abaixo:

    LDL, o “colesterol ruim”

    Em inglês, a sigla LDL vem de low density lipoprotein, ou lipoproteína de baixa densidade. E, a bem da verdade, essa molécula não é um colesterol.

    O que ela faz é carregar as partículas de colesterol do fígado e de outros locais para as artérias. Ou seja, se anda em excesso na circulação, ela provoca um acúmulo nos vasos que pode, com o tempo, entupi-los ou formar trombos. Esse é o estopim para o infarto e o acidente vascular cerebral.

    As taxas ideais de LDL variam de pessoa para pessoa, segundo a diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Quem tem maior risco de sofrer um ataque cardíaco deve mirar níveis especialmente baixos dessa molécula. Mudanças no estilo de vida e remédios entram em cena para controlá-los.

    Continua após a publicidade

    HDL, o “colesterol bom”

    Já o termo HDL vem de high density lipoprotein, ou lipoproteína de alta densidade, em português. E essa molécula tem uma ação contrária à do LDL.

    Como um faxineiro, o HDL remove o colesterol das artérias e os leva de volta para o fígado, impedindo seu acúmulo. Daí porque é desejável mantê-lo em alta.

    Hoje em dia, pede-se para as pessoas almejaram uma taxa acima de 40 mg/dl. Acontece que os estudos com drogas que elevam esses índices não mostraram grandes benefícios para o coração.

    Continua após a publicidade

    Assim, o que se preconiza hoje em dia é aumentar a concentração de HDL principalmente com atividade física.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.