Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Morte de David Lynch: cineasta fumava desde a infância e tinha enfisema pulmonar

Causa exata da morte não foi revelada. Cineasta começou a fumar aos 8 anos e só largou o hábito em 2022, após diagnóstico da doença

Por Maurício Brum
17 jan 2025, 13h37
david-lynch-enfisema-pulmonar
O cineasta David Lynch é a mente por trás de obras famosas, como Twin Peaks e Veludo Azul (_titi / Flickr/Reprodução)
Continua após publicidade

O cineasta David Lynch teve a morte confirmada nesta quinta (16), a poucos dias de completar 79 anos. Fumante por décadas, o diretor de filmes como Cidade dos Sonhos e Veludo Azul não teve a causa exata da morte revelada, mas havia confirmado poucos meses antes que sofria com um enfisema pulmonar.

Poucos dias antes de morrer, Lynch precisou ser evacuado de sua casa em função dos incêndios devastadores que atingem a Califórnia. O deslocamento às pressas teria contribuído para o declínio final na saúde.

David Lynch contava que começou a fumar ainda na infância, aos 8 anos. Mesmo com o diagnóstico da doença potencialmente fatal, ele seguiu com o uso regular do cigarro até 2022, quase sete décadas inteiras mais tarde.

“Amo o tabaco”, chegou a dizer em entrevista confirmando a doença, “mas o preço a se pagar é o enfisema”.

+Leia também: O que é o enfisema pulmonar, a doença de David Lynch

O que é o enfisema pulmonar

O enfisema é uma doença que danifica os alvéolos pulmonares, estruturas dentro do pulmão onde ocorrem as trocas gasosas — e, consequentemente, a absorção de oxigênio para abastecer o organismo.

Continua após a publicidade

O enfisema é caracterizado por falta de ar crônica, especialmente quando a pessoa tenta realizar alguma atividade física. Lynch revelou que, ultimamente, tinha dificuldades até mesmo para atravessar a sala de casa.

Além da dificuldade para respirar, pessoas com enfisema também apresentam tosse, dor no peito e problemas cardíacos, com fadiga generalizada sendo uma constante.

Como é comum que o enfisema ocorra em paralelo à bronquite crônica (os brônquios são ramificações que levam o ar até os alvéolos), atualmente é mais comum que as duas condições sejam agrupadas sobre o mesmo nome: é a doença pulmonar obstrutiva crônica, a DPOC, que não tem cura.

Continua após a publicidade

Cigarro é a principal causa de DPOC

Embora qualquer pessoa tenha chances de sofrer problemas pulmonares (por exemplo, pela exposição continuada a altos níveis de poluição atmosférica), de longe a principal causa da DPOC é o tabagismo. A maneira mais eficiente de prevenir enfisema e bronquite crônica, portanto, é não fumar.

Após o diagnóstico, a recomendação dos médicos é parar de fumar imediatamente para evitar um agravamento ainda maior da condição. Em entrevistas, David Lynch revelou que largou o cigarro somente em 2022, dois anos depois da confirmação de que tinha enfisema.

Medicamentos broncodilatadores, anti-inflamatórios e, em casos extremos, até mesmo transplante de pulmão, são opções de tratamento conforme o caso.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.