Ministério da Saúde faz alerta para vacinação durante as viagens de férias
Viajantes podem precisar tomar certas vacinas, dependendo de onde forem. Governo está preocupado principalmente com febre amarela, hepatites e sarampo
O Ministério da Saúde faz um alerta aos viajantes neste fim de ano: manter a caderneta de vacinação atualizada é fundamental para ter uma viagem saudável e tranquila. Pelo menos dez dias antes da viagem, o turista deve se imunizar de acordo com as orientações do Calendário Nacional de Vacinação. Segundo a pasta, viajantes devem dar atenção especial às vacinas contra sarampo, hepatites A e B e febre amarela.
Uma das doenças de maior risco de transmissão no verão é a febre amarela, com registro em áreas com grande contingente populacional desde 2017. Atualmente, mais de 4 mil municípios são considerados áreas com recomendação de imunização. A vacina contra a febre amarela é ofertada gratuitamente nos postos, e apenas uma dose é suficiente para a proteção por toda a vida.
Outra vacina importante para quem for viajar é a contra o sarampo. Isso porque o Brasil enfrenta atualmente dois surtos da doença: no Amazonas, com 9 724 casos confirmados e, em Roraima, com 349. Também há registros de casos em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Bahia, Pernambuco, Pará, Distrito Federal e Sergipe.
Cuidados de saúde na viagem, além da vacinação
Outro alerta do governo é direcionado aos turistas que necessitem de medicamentos de uso contínuo. O viajante não deve esquecer a prescrição médica e precisa levar a quantidade suficiente para o período em que estará fora de casa.
Fora isso, o Ministério da Saúde recomenda o uso de repelentes como medida de proteção principalmente para quem não pode se vacinar. Exemplo, em certos casos, as gestantes não podem tomar a vacina contra a febre amarela.
Aliás, o Ministério da Saúde disponilibiliza uma seção em seu site com informações, dicas e orientações sobre a saúde do viajante.
Conteúdo original da Agência Brasil