Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Miíase: o que é, quais são as causas, sintomas e tratamentos

Também conhecida como berne ou bicheira, doença é causada por larvas de moscas que se alojam e se desenvolvem sob a pele

Por Gabriel Bortulini
14 fev 2025, 11h54
mosca-miiase
Também chamada de bicheira, miíase ocorre quando moscas depositam larvas na pele (Mar_qs/Pixabay)
Continua após publicidade

Miíase é a infestação da pele causada por larvas de moscas. Em alguns lugares do Brasil, também é chamada de berne ou bicheira.

Além de humanos, a infestação pode acometer outros animais de sangue quente, como cães, gatos, bovinos e equinos

As lesões podem atingir diversos pontos da pele, seja em cavidades como orifícios nasais ou orelhas, seja na pele exposta. Ferimentos também estão suscetíveis. O tratamento pode ser feito com a retirada mecânica das larvas, com ou sem a prescrição de medicamentos antiparasitários.

Tipos de miíase

Existem dois tipos de miíase:

A miíase primária acontece na pele sadia. Também conhecida como miíase furuncular, porque gera uma ferida semelhante a um furúnculo. Esse tipo de infestação é causada principalmente pelas larvas de moscas-varejeiras ou moscas-berneiras, que respiram através do orifício formado no centro da lesão. Esta miíase pode ocorrer em qualquer parte do corpo.

Continua após a publicidade

Já a miíase secundária aparece em feridas na pele, nas mucosas ou em úlceras. Esse tipo é conhecido como bicheira. As moscas depositam as larvas diretamente na pele onde há feridas abertas. Em humanos, a maior parte dos casos desse tipo de miíase está associado a ambientes precários, com dificuldade ou pouco acesso a serviços básicos de saúde.

+Leia também: Os principais parasitas que atingem a pele dos pets

Sintomas

Os sintomas variam conforme o tamanho das infestações, mas podem incluir:

Continua após a publicidade
  • Sensação de que há algo se mexendo no interior da pele;
  • Dor;
  • Coceira;
  • Queimações, fisgadas e outros desconfortos cutâneos.

Tratamento

O tratamento da miíase consiste na retirada das larvas. Para isso, há algumas estratégias, como a obstrução do orifício por onde o berne respira, realizada com a aplicação de alguns produtos como vaselina ou esparadrapo. Assim que a larva sai para tentar respirar, ela pode ser retirada com o auxílio de uma pinça.

No entanto, é possível utilizar medicamentos antiparasitários, como a ivermectina, que causa a morte da larva, auxiliando e tornando a retirada mais eficaz. Em alguns casos, ainda, é necessário ampliar o orifício, para que a larva saia completamente, a fim de evitar infecções subsequentes.

Continua após a publicidade

O tratamento e os cuidados posteriores só devem ser realizados com orientação médica.

A prevenção consiste em evitar o contato com os vetores de transmissão, especialmente com as moscas-varejeiras. Para isso, é importante manter a higiene, tanto pessoal quanto do ambiente e dos animais de estimação.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.