Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Gasometria arterial: conheça o exame que mede as trocas gasosas no sangue

Teste ajuda a diagnosticar condições respiratórias ao medir o balanço de oxigênio e dióxido de carbono no sangue, além do equilíbrio ácido-base

Por Valentina Bressan
Atualizado em 24 jun 2024, 13h53 - Publicado em 24 jun 2024, 13h52
gasometria-arterial-como-funciona-para-que-serve
A coleta para a gasometria é feita com o sangue arterial, geralmente coletado no pulso (bristekjegor/Freepik)
Continua após publicidade

A gasometria arterial é um exame que mede o balanço entre oxigênio e dióxido de carbono no sangue.

Diferentemente de um hemograma, na gasometria o sangue é colhido de uma artéria, em geral, na parte interior do pulso. A amostra também pode ser retirada de uma artéria no braço ou na virilha.

O exame também ajuda a verificar o pH do corpo, ou seja, checar se o sangue está muito ácido ou muito básico.

Para que serve a gasometria arterial?

O teste é utilizado para avaliar o funcionamento de pulmões, coração e rins. O sangue é coletado das artérias porque, nelas, os níveis de oxigênio são maiores do que nas veias e, assim, dá para ter maior precisão na análise.

A gasometria arterial costuma ser indicada quando há necessidade de medir a oxigenação, a ventilação e o pH do corpo. Em geral, a recomendação do exame está relacionada a problemas pulmonares, mas também é comum que ela seja realizada antes de cirurgias de grande porte, para avaliar a capacidade pulmonar a caminho da operação.

Continua após a publicidade

O teste pode ser solicitado ainda em casos de suspeita de:

  • Contusão pulmonar;
  • Fraturas na caixa torácica;
  • Embolia pulmonar;
  • Síndrome de angústia respiratória do adulto;
  • Sepse;
  • Choque hipovolêmico;
  • Cetoacidose diabética;
  • Acidose tubular renal;
  • Falência respiratória ou cardíaca;
  • Parada cardíaca;
  • Erros inatos do metabolismo.

Por fim, a gasometria arterial pode ser utilizada para avaliar a efetividade do tratamento de condições como asma, fibrose cística, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e problemas cardíacos.

Continua após a publicidade

Como é feita a gasometria arterial?

Antes de colher o sangue arterial, o profissional da saúde deve realizar o teste de Allen. Você vai ser orientado a abrir e fechar a mão várias vezes e, em seguida, fechar o punho. O teste serve para verificar se as artérias estão funcionando bem o suficiente para a coleta.

Uma agulha fina é usada para retirar uma amostra de sangue da artéria. A coleta costuma ser mais dolorida do que um exame de sangue comum, já que as artérias são mais profundas e cercadas de nervos – quando realizada no pulso, também há o risco de a agulha encostar acidentalmente em um osso. Você pode sentir desconforto e tontura, além de incômodo na área perfurada que pode durar alguns dias.

É importante avisar o profissional de quaisquer medicamentos ingeridos. Especialmente anticoagulantes, que podem prejudicar o estancamento do sangue após a coleta.

Continua após a publicidade

Como fazer a interpretação dos resultados da gasometria?

O nível de oxigênio no sangue demonstra o funcionamento dos pulmões, que trazem o oxigênio do ar inspirado para a corrente sanguínea. Já a taxa da dióxido de carbono mostra o quão bem os pulmões removem dióxido de carbono do sangue quando você expira.

A gasometria arterial também permite verificar o equilíbrio ácido-base, porque o dióxido de carbono é um resíduo ácido. Assim, se há um acúmulo da substância no sangue, o pH pode ficar desequilibrado. A faixa de pH normal do corpo fica entre 7,35 e 7,45.

É importante destacar que a gasometria arterial, sozinha, não é capaz de cravar o diagnóstico de uma doença respiratória – ela é um elemento a mais utilizado pelos médicos durante uma investigação de problemas nessa seara.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.