Gases intestinais? Saiba quais chás ajudam a aliviar o problema
Hortelã, funcho, camomila e erva-cidreira são os principais candidatos para reduzir a flatulência e amenizar incômodos intestinais

Você provavelmente já tomou uma xícara de chá depois do almoço para amenizar os gases, reduzir o inchaço ou facilitar a digestão. Mas será que essa dica popular pode realmente trazer benefícios à saúde?
Com os devidos cuidados, a resposta é sim. Existem várias ervas e especiarias que podem ajudar a reduzir problemas gástricos, incluindo a desconfortável flatulência.
As plantas medicinais, contudo, não substituem os tratamentos médicos e devem ser consumidas com moderação.
+ Leia também: Menta: conheça os benefícios da erva aromática
O que causa gases intestinais?
A formação de gases intestinais é um processo fisiológico natural do organismo. Esse fenômeno costuma acontecer por conta da fermentação, que acontece durante a digestão, e do consumo de ar enquanto falamos, comemos, bebemos e até mesmo mascamos chiclete.
O acúmulo de gases é muito comum e pode desencadear flatulências, dores e distensões abdominais. Há várias causas para isso. A ingestão excessiva de alimentos fermentativos ou ricos em açúcar, a prisão de ventre e as intolerâncias alimentares são algumas delas.
+ Leia também: Bebês podem tomar chás para dormir melhor?
Chás para eliminar gases realmente funcionam?
Embora não substituam os medicamentos convencionais, alguns chás podem ajudar não só no alívio dos sintomas mas também na prevenção dos gases.
Muitas ervas e especiarias possuem efeitos anti-inflamatórios e são consideradas carminativas – ou seja, reduzem a pressão no esôfago, combatendo a azia e ajudando a eliminar os gases. Essas plantas diminuem o excesso de gases, reduzem o inchaço e atuam contra o desconforto abdominal.
Vale destacar também que o consumo de líquidos – principalmente de água – é essencial para o tratamento e prevenção dos gases. A ingestão dos chás, portanto, pode ser uma aliada para quem tem dificuldades de manter a hidratação em dia.
Quais chás podem ajudar no combate à flatulência?
Existem várias opções de infusões que podem ajudar a reduzir o desconforto proporcionado pelos gases intestinais, entre elas:
• Hortelã: com propriedades anti-inflamatórias, a bebida aumenta a secreção do suco digestivo e, consequentemente, reduz as contrações musculares estomacais – os chamados espasmos.
• Funcho: outro chá rico em características que combatem espasmos, é tradicionalmente utilizado para auxiliar no relaxamento dos músculos e combater cólicas abdominais causadas pelos gases ou outros problemas de má digestão.
• Camomila: indicado para o período da noite por seu caráter calmante, ele tem propriedades carminativas e de apaziguamento muscular. Além de aliviar os gases e o inchaço abdominal, essa planta ajuda a melhorar a qualidade do sono.
• Erva-cidreira: analgésica, relaxante e anti-inflamatória, a erva-cidreira pode facilitar a digestão, prevenir espasmos intestinais e aliviar problemas gástricos leves.
• Canela: o chá preparado com a especiaria pode tratar incômodos gastrointestinais brandos, como cólicas, inchaço e gases. Ainda serve para atenuar sintomas de diarreias não infecciosas.
Atenção!
Por mais saudáveis que sejam, os chás podem trazer problemas se consumidos em excesso. Danos ao fígado e aos rins, aumento da pressão arterial, taquicardia e náuseas são apenas algumas das possíveis consequências.
O ideal é que a ingestão seja orientada por um profissional de saúde. Afinal, nem todas as ervas são recomendadas indiscriminadamente. Pessoas que utilizam medicamentos contínuos, crianças pequenas, gestantes e lactantes podem ter restrições.
Nenhum alimento ou chá, por mais benéfico que seja, tem a capacidade de resolver, por si só, problemas de saúde. O consumo não descarta o uso de medicamentos tradicionais.
Portanto, se os sintomas se tornarem recorrentes, se houver dor e desconforto graves, a recomendação é procurar atendimento médico para descartar condições mais severas e receber o tratamento adequado.