Fórum Longevidade 360º discutirá os desafios do envelhecimento saudável
Transmitido virtualmente, evento levanta questões como as mudanças na dinâmica social, a ciência da longevidade e a arte de envelhecer bem
O aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população colocam novas e instigantes questões no debate público.
Por um lado, um grupo crescente de cidadãos desafia tabus relacionados à velhice e busca por mais saúde e bem-estar na maturidade. Por outro, profissionais de saúde devem estar mais bem preparados para atender a demandas específicas dessa fatia da população.
Diante desse cenário, no próximo dia 18, VEJA SAÚDE e a farmacêutica GSK realizam o fórum Longevidade 360º: um olhar atual sobre a revolução do envelhecimento saudável.
Especialistas que são referência em diversas áreas estarão reunidos para falar sobre os aspectos mais urgentes a impactar diretamente o processo de envelhecer com qualidade de vida no Brasil.
Entre os tópicos a serem debatidos, a importância da vacinação nessa faixa etária, que ainda é desconhecida ou menosprezada por muitos, as mudanças nas dinâmicas sociais, o preconceito que os idosos sofrem, também chamado de etarismo, a luta por inclusão social e digital e a ciência por trás da longevidade.
Confira, a seguir, a programação do evento e conheça os palestrantes.
Mudanças nas dinâmicas sociais
Para iniciar o fórum, Tiago Mattos falará sobre as mudanças socieconômicas frente ao envelhecimento populacional e como essas dinâmicas repercutirão na construção do tecido social nas próximas décadas, pautadas pelo avanço intenso do uso da tecnologia em todos os campos da vida.
Mattos hoje é considerado um dos principais futuristas do país.
Além de ter participado da fundação de diversas empresas da nova economia, como a Perestroika e a Area 51, ele faz parte do corpo docente da Singularity University, nos Estados Unidos, e do Transdisciplinary Innovation Program, da Universidade Hebraica de Jerusalém.
Além da idade
Em seguida, a jornalista Chloé Pinheiro, editora de VEJA SAÚDE, conduz uma conversa entre profissionais renomados envolvidos na assistência à saúde dos idosos.
Mais do que tratar doenças, como incluir as necessidades e aspirações de pacientes que querem viver mais e melhor em um novo modelo de cuidado?
Participam da conversa o endocrinologista Marcelo Alvarenga, coordenador do curso de pós-graduação em Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa, parceria entre o Hospital Sírio-Libanês e o The Beryl Institute; a geriatra Maísa Kairalla, presidente da Comissão de Imunização da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e a empresária Kelly Rodrigues, CEO e Fundadora da Patient Centricity Consulting, primeira empresa especializada em experiência do paciente no Brasil; e Patrícia Ferreira, head de longevidade da Rede D’Or.
Explorando a ciência da longevidade
A geneticista Mayana Zatz é uma das principais referências nacionais no estudo do genoma humano. Autora de mais de 400 artigos científicos, ela é professora da Universidade de São Paulo (USP) e diretora do Centro de Estudos em Genoma Humano e células-tronco (CEGH-CEL) da instituição.
No evento, Mayana fará uma palestra sobre um tema tão quente quanto cercado de armadilhas, que são os estudos sobre como expandir a vida humana com qualidade. Afinal, quanto conseguiremos driblar a genética? Qual o peso do DNA na longevidade?
A cientista trará achados de estudos que exploram esse inovador campo da ciência.
A arte de envelhecer bem
Para encerrar o evento, João Carlos Martins e Monja Cohen conversam juntos sobre equilíbrio e sabedoria frente ao envelhecimento.
João Carlos Martins é um prestigiado pianista e maestro, que já conduziu orquestras renomadas mundo afora, e virou referência em temas como resiliência e disciplina após superar um problema nas mãos para seguir fazendo música.
Monja Coen Roshi é missionária zen-budista e já vendeu mais de um milhão de livros com ensinamentos para aplicar os princípios zen no dia a dia.
Ambos refletirão sobre a arte de envelhecer bem, mesmo com limitações no cotidiano.
O evento será transmitido pelo Youtube e pelas redes sociais de Veja e VEJA SAÚDE, a partir das 19h do dia 18/08. Clique aqui para acessar a transmissão e ser notificado quando ela começar.