Ferro sérico: entenda para que serve o exame
Dosagem do ferro no sangue ajuda a identificar problemas relacionados ao excesso ou à falta desse nutriente essencial

Feito com uma amostra de sangue, o exame de ferro sérico mede a dosagem de ferro presente na circulação. Ele costuma ser solicitado como parte de investigações para identificar problemas de saúde relacionados à falta ou excesso desse nutriente no organismo.
O “ferro sérico” se refere ao ferro que ainda está no soro do sangue, antes de ser utilizado pelas células do organismo. Essa dosagem pode ser realizada em paralelo outros exames que também avaliam a forma como o ferro está presente no corpo, como o exame de transferrina e o de ferritina.
Quando o exame é indicado?
Um exame de ferro sérico costuma ser solicitado quando há suspeita de algum problema de saúde relacionado a esse nutriente, geralmente após a realização de outros testes anteriores, como um hemograma padrão.
Em geral, essa coleta é pedida pelos médicos quando há indícios de deficiência de ferro (como na anemia ferropriva) ou, ao contrário, quando há uma sobrecarga (como em casos de hemocromatose).
A dosagem de ferro sérico também pode ser feita rotineiramente em pacientes com algum problema de saúde crônico que afete a absorção desse nutriente, para detectar precocemente alguma deficiência antes que os sintomas surjam.
+Leia também: Para que serve o hemograma, o popular exame de sangue
O que significa o ferro sérico alto?
O ferro sérico elevado indica uma sobrecarga do nutriente no organismo. Causas comuns incluem a hemocromatose, uma alteração de origem genética em que há uma absorção excessiva de ferro pelo organismo, a suplementação excessiva desse nutriente ou a realização de muitas transfusões de sangue em um curto período.
O nível também pode estar elevado em função da anemia hemolítica, uma doença que leva à liberação de mais ferro no sangue a partir da destruição dos glóbulos vermelhos.
E o ferro sérico baixo?
Por outro lado, uma dosagem baixa é sinal de uma presença reduzida de ferro no organismo. Perdas excessivas de sangue (mesmo por menstruações muito intensas), problemas na alimentação, doenças que afetam a absorção de ferro, infecções e alguns tipos de câncer podem levar a essa alteração.
De forma crônica e sem tratamento, a deficiência de ferro leva à anemia ferropriva.
O que fazer em caso de alterações nos níveis de ferro sérico?
Qualquer alteração nos níveis de ferro sérico deve ser analisada por um profissional de saúde habilitado.
Os números devem ser interpretados em contexto, frente aos resultados de outros exames que ajudam a investigar as possíveis causas para o excesso ou deficiência do nutriente.
A melhor abordagem para corrigir o problema depende da causa de fundo, podendo envolver adequações nutricionais, medicamentos ou cirurgias, conforme a origem do problema.