Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Falta de sono pode fazer você comer mais

A privação das horas dormidas foi associada, em uma revisão inglesa, com uma ingestão de 385 calorias a mais por dia

Por Thiago Nepomuceno
Atualizado em 8 jun 2017, 17h06 - Publicado em 12 nov 2016, 18h00
Falta de sono
 (Foto: Alex Silva Ilustração: Jaqueline Amaral e Letícia Raposo/)
Continua após publicidade

Estudiosos da Universidade King’s College, na Inglaterra, revisaram 11 pesquisas anteriores que, juntas, abrangeram um total de 172 participantes. As analises incluíam pessoas que tiveram o sono parcialmente restrito e outras que puderam relaxar na cama à vontade. Além disso, foi medida a quantidade de calorias ingeridas por todos os voluntários no dia seguinte.

Ao reunir esses dados, os cientistas descobriram que o grupo privado de sono comeu, em média, 385 calorias a mais. Essas pessoas ainda ingeriam proporcionalmente mais gordura e menos proteína. Por outro lado, a quantidade de energia gasta ao longo do dia não sofreu nenhuma alteração — ou seja, o tempo a mais que os indivíduos passaram acordados não foi utilizada para mexer o corpo.

O problema reside justamente aí. Afinal, a obesidade surge eminentemente do desequilíbrio entre a ingestão e a queima calórica. Logo, se a falta de horas dormidas eleva o consumo de energia sem aumentar o gasto, pode contribuir para o surgimento de quilinhos extras.

Leia também: Hormônio do sono agora é achado em farmácias de manipulação

Os autores reforçam que ainda são necessários mais estudos para comprovar essa possibilidade. Mas há algumas hipóteses para explicar o elo encontrado: em um trabalho anterior com 26 adultos, descobriu-se que indivíduos que dormiam pouco, quando expostos a alimentos, superativavam uma área do cérebro associada à recompensa.

Continua após a publicidade

Isto é, eles provavelmente ficaram mais tentados a encher a barriga. Outra possível razão inclui o desajuste do relógio interno do corpo, que afeta a regulação dos hormônios leptina e grelina, responsáveis pela sensações de fome e saciedade.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.