Endro: conheça 5 benefícios da erva e saiba como usá-la no dia a dia
A planta pode ser confundida com o funcho e a erva-doce, mas é uma parente da salsinha, com propriedades relaxantes e digestivas

Popularmente conhecida como endro ou dill, a planta da espécie Anethum graveolens é uma erva aromática muito apreciada nas culinárias europeias e asiáticas.
A planta é bastante reconhecido por suas propriedades e usos medicinais. Há relatos históricos, inclusiva, de que ela já era utilizada por gregos, egípcios e outros povos na antiguidade.
Pelo aspecto de suas folhas, cheias de filamentos, o endro é frequentemente confundido com o funcho (Foeniculum vulgare) e com a erva-doce (Pimpinella anisum). Entretanto, trata-se de uma planta da família da salsa, da cenoura e do aipo.
Conheça 5 benefícios do endro para a saúde.
Melhora a digestão
Um dos principais usos medicinais do endro está relacionado à sua capacidade de melhorar a digestão. A erva também pode aliviar cólicas e reduzir gases.
A planta combate ainda casos leves de diarreia, bem como constipação e náuseas.
Alivia a tosse
Os compostos antiespasmódicos e expectorantes presentes no endro auxiliam no tratamento da tosse, seja seca ou com catarro. Vale dizer que a erva apenas atua sobre os sintomas – é preciso recorrer ao médico para investigar a origem do problema respiratório.
+Leia também: Chá de funcho realmente traz benefícios à saúde?
Proporciona relaxamento muscular
Além de conter propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, o endro possui óleos voláteis capazes de relaxar a musculatura lisa. Por isso, a erva pode abrandar dores e tensões musculares leves.
Tem efeito bactericida e antifúngico
O endro possui efeitos antibacterianos e antifúngicos, podendo ter resultados positivos contra microrganismos como a Candida Sp. – o gênero de fungos responsável por causar candidíase.
Mas calma lá: não vá usar a erva como tratamento caseiro para infecções. A atividade dos óleos essenciais presentes no endro ainda é investigada em laboratório por essas propriedades, não dá para extrapolar o efeito para humanos.
Ajuda a saúde cardíaca
Compostos antioxidantes como os flavonoides, terpenos e taninos, presentes na planta, são auxiliares no combate ao LDL, o “colesterol ruim”, e os triglicerídeos, relacionados com maiores riscos de desenvolvimento de doenças cardíacas.
Alerta sobre ervas e chás
O endro é uma erva com diversos compostos benéficos, que rendem pesquisas promissoras no meio científico, mas não deve substituir medicamentos ou tratamentos médicos recomendados por especialistas.
Assim como acontece com qualquer planta medicinal, os chás preparados com o endro podem, sim, ter algum efeito positivo sobre a saúde, mas são incapazes de curar condições mais amplas que afetam o organismo.
Os chás ainda podem ser contraindicados para quem tem alguma doença, para grávidas, lactantes, crianças ou idosos. Consulte o médico antes de incluir qualquer chá medicinal na rotina.
Como utilizar o endro
O endro é uma erva versátil, podendo servir como aromatizante em inúmeras receitas. É muito usado para marinar peixes e frutos do mar, além de ser ingrediente de diversos molhos e conservas.
No entanto, as propriedades medicinais do endro costumam ser obtidas através do chá. Pode-se usar tanto as folhas quanto as sementes da planta. Para cada colher de sopa de endro, deve-se acrescentar uma xícara de água fervente. Basta adicionar a erva na água e deixar descansar por cerca de 15 minutos antes de beber.