Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Dia Nacional da Tontura: ela é sintoma de quê?

A tontura pode sinalizar quadros de saúde sérios, mas é bom conhecê-la melhor para entender quando ela é mesmo um sinal de alerta

Por João Antonio Streb
Atualizado em 22 abr 2024, 09h48 - Publicado em 22 abr 2024, 08h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • dia-nacional-da-tontura-entenda-sintomas-diferencas-vertigem-labirintite
    Data homenageia médico que ajudou a decifrar as estruturas do labirinto, parte do ouvido interno responsável pelo equilíbrio (benzoix/Freepik)

    Você sabe o que é a otoneurologia e como isso se relaciona com o Dia Nacional da Tontura, celebrado no dia 22 de abril? Para compreender isso, vai precisar de uma matemática etimológica: a otoneurologia é a junção entre a neurologia e a otologia, que por sua vez é uma subespecialidade da otorrinolaringologia, que estuda os distúrbios de audição, equilíbrio e zumbidos. Ufa, fiquei tonto.

    Em 2018, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia escolheu essa data para conscientizar sobre a tontura, que pode ser um incômodo passageiro ou sintoma de algo mais grave.

    O 22 de abril foi o dia eleito porque comemora o aniversário do austríaco Robert Bárány (1876-1936), único otorrino a ganhar um Nobel. É que Bárány pesquisava o funcionamento do chamado sistema vestibular ou labirinto, uma estrutura localizada no ouvido interno que é fundamental para compreender a audição e o equilíbrio.

    Por isso, vale aproveitar a data para entender mais sobre o que significa quando ficamos tontos.

    +Leia também: Tontura e zumbido no ouvido podem ser prenúncios de doenças mais sérias

    O que diferencia a tontura, labirintite e vertigem?

    Uma das ideias por trás da data é justamente conscientizar sobre a saúde do labirinto e o diagnóstico correto das doenças que afetam esse sistema. A necessidade surgiu porque pode ocorrer uma confusão entre condições semelhantes.

    Continua após a publicidade

    Apesar de serem sinônimos no significado semântico, tontura e vertigem são clinicamente diferentes.

    A tontura é entendida como um sintoma amplo, que pode incluir a sensação de mal-estar, fraqueza, percepção de queda sem de fato cair, visão turva e escurecida e a sensação de desmaio.

    Já a vertigem é um pouco diferente. Esse quadro causa a sensação que o indivíduo ou o ambiente estão em movimento, quando, na verdade, não há movimento marcante de ambos.

    A percepção mais comum é que algo está girando, como se estivesse no centro de um redemoinho, mas existem relatos da sensação de puxões para algum lado. Vale ressaltar que a vertigem pode ser apresentada junto do quadro de tontura, o que aumenta a confusão.

    A labirintite, diferente dos outros casos, é uma doença isolada. É um distúrbio do ouvido interno e consiste na inflamação do labirinto através de uma infecção viral ou bacteriana. Como essa parte é responsável tanto pela audição quanto pelo equilíbrio, acaba causando distorção na noção espacial e nos sons.

    Continua após a publicidade

    Vale ressaltar que a tontura inclui diversos sintomas que podem indicar outras doenças labirínticas e que não ficam limitados apenas a alguma mudança no sistema vestibular.

    Quais outras doenças podem afetar o equilíbrio corporal?

    Entre os outros quadros que podem causar tontura podemos incluir:

    Como amenizar a tontura?

    Como é um sintoma para quadros mais complexos, a tontura tem diversas formas de amenização ou tratamento, que variam de acordo com a causa. Nos problemas do labirinto e ouvido interno, os cuidados envolvem medicamentos e terapias de reabilitação.

    Como nem todo caso de tontura pode ser completamente anulado, é preciso ter o cuidado de abordar a situação não apenas tratando como um problema médico, mas também como um caso que pode exigir adaptação do estilo de vida de modo a garantir a segurança.

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.