O Dia Nacional de Luta contra as Queimaduras serve para nos lembrar dos mais de 1 milhão de brasileiros que sofrem com esse problema por ano. Mais: a data reforça a necessidade de adotarmos medidas que minimizem o risco de um acidente desse tipo.
Para ajudar a evitar queimaduras em casa e no ambiente de trabalho, recorremos ao cirurgião plástico Luiz Philipe Molina, do Centro de Trauma do Hospital 9 de Julho, e a Ricardo Machado, diretor de Sistemas Especiais da Engemon. Ambos ofereceram sua expertise para que você tenha um dia a dia seguro — e saiba lidar com uma eventual emergência. Confira:
Para prevenir queimaduras
- No fogão, priorize as bocas do fundo para diminuir o risco de um encontrão com os cabos das panelas. Se houver crianças na casa, o cuidado deve ser redobrado. Caso as bocas da frente também sejam usadas, não deixe os cabos voltados para fora.
- Mantenha os produtos de limpeza fora do alcance de crianças.
- Utilize protetores de tomadas e passa-fio para não deixar fios elétricos expostos e ao alcance das mãos.
- Você é eletricista? Se não, evite fazer manutenções no quadro de força por conta própria. Consulte sempre um profissional.
- Nunca tente recuperar algo que foi pendurado em postes. Queimaduras em fios de alta tensão são gravíssimos — podem levar até mesmo a amputação de membros.
- Caso seja fumante, evite fumar deitado. As cinzas quentes podem incendiar o estofado. Melhor nem chegar perto do cigarro.
- Também não fume perto de quaisquer produtos inflamáveis. Parece óbvio, mas isso é bem comum.
- No lugar de álcool, compre acendedor de carvão para a churrasqueira.
- Não sobrecarregue uma tomada com vários equipamentos ligados ao mesmo tempo.
- Independentemente de onde estiver — e em especial no serviço —, respeite a sinalização de combate e ação em casos de incêndio. Vale a pena gastar uns minutinhos para saber como proceder em caso de uma emergência.
- Não obstrua acessos de passagem de emergência, nem o de extintores.
- Mantenha materiais combustíveis em local seguro.
Como socorrer uma vítima de queimadura
- O atendimento na primeira hora após o trauma minimiza edemas. Independentemente do grau, a vítima precisa ser imediatamente encaminhada ao pronto-socorro.
- Esqueça as inúmeras crenças populares. Pasta de dentes, manteiga, pó de café, clara de ovo, folha de bananeira, açúcar… nada disso deve ser usado na vítima. Além de sujar o local da lesão, essas substâncias podem agravar o quadro, retardando o tratamento e a cicatrização.
- O socorro rápido e especializado é fundamental para minimizar futuras sequelas e evitar o risco de infecções, já que o corpo fica fragilizado pelos ferimentos. Informe-se sobre centros de referência em queimaduras.