Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Dia D de vacinação contra o sarampo em São Paulo acontece no sábado

Saiba qual a idade para tomar a vacina do sarampo no Dia D da campanha de 2019, que acontece no dia 20 de julho

Por Da Redação
Atualizado em 30 jul 2019, 12h23 - Publicado em 19 jul 2019, 15h36
dia d vacina sarampo postos sp
A campanha de vacinação contra o sarampo terá um Dia D no sábado, dia 20 de julho. (Ilustração: André Moscatelli/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

A campanha intermunicipal de vacinação contra o sarampo de 2019 está em andamento na cidade de São Paulo, assim como em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Osasco e Guarulhos. E o Dia D da iniciativa acontece neste sábado, dia 20 de julho, com foco nas pessoas com idade de 15 a 29 anos.

Nessa data, os postos de saúde estarão funcionando das 8h às 17h para oferecer a vacina do sarampo. Para encontrar o local mais próximo da sua casa, clique aqui e digite seu endereço.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo focou a campanha nos paulistas de 15 a 29 anos, porque essa turma é a que possui maior risco de não ter recebido as doses do imunizante adequadamente. Pois é: em alguns casos, os adultos também devem tomar a vacina.

Segundo uma nota da secretaria, mesmo quem já recebeu suas doses anteriormente deve ir aos postos. Isso serve para minimizar o risco de falha vacinal, quando a injeção não faz o organismo produzir anticorpos contra o vírus do sarampo – isso é raro, mas acontece.

Cabe destacar que a vacina está disponível ao longo do ano todo. O calendário atual recomenda que brasileiros de 1 a 29 anos de idade recebam duas doses para efetiva imunização. Você pode conferir o esquema ideal clicando aqui.

Continua após a publicidade

Esse é o segundo Dia D na capital paulista em 2019. O primeiro aconteceu em 29 de junho, como parte de uma estratégia para tentar reverter os baixos índices de vacinação contra o sarampo na cidade.

Em virtude da adesão insuficiente à vacinação, o estado de São Paulo já registrou 350 casos confirmados da doença esse ano, segundo o último boletim do Ministério da Saúde. Rio de Janeiro e Pará são outras regiões com surtos ativos da infecção.

Campanha de vacinação contra o sarampo é prorrogada

Inicialmente, ela seria finalizada em 12 de julho. Mas, agora, vai até o dia 16 de agosto nos municípios já citados, com diferentes ações das autoridades. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal. Não perca essa chance!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.