Dermatite herpetiforme: saiba as causas e como tratar
A manifestação na pele lembra outras formas de dermatite, mas esse tipo é caracterizado por sua natureza autoimune
À primeira vista, a dermatite herpetiforme pode não parecer muito diferente de outros problemas que causam erupções cutâneas: ela forma aglomerados de bolhas avermelhadas na pele, semelhantes à urticária. Trata-se de uma condição autoimune, geralmente relacionada à doença celíaca.
A doença, que causa uma severa intolerância ao glúten, costuma afetar o sistema digestivo, mas, nesse caso, o corpo acaba se confundindo e atacando também as células da pele.
Também é possível encontrar a dermatite herpetiforme referenciada como doença de Duhring-Brocq, em homenagem a dois pesquisadores importantes do ramo da dermatologia.
+Leia também: Doença celíaca: será que você tem?
Quais são os principais sintomas da dermatite herpetiforme?
A reação do organismo não é brusca. Em vez disso, lesões avermelhadas são desencadeadas gradualmente em todo corpo, mas são mais comuns nas áreas de dobra, como cotovelo, joelho, nádegas e barriga.
Essas feridas acabam evoluindo para pequenas bolhas e tendem a desembocar em erupções similares à manifestação de um quadro de herpes, daí o nome herpetiforme (“com forma de herpes”). Mas as semelhanças acabam na parte estética: uma coisa não tem nada a ver com a outra.
As lesões causam ainda coceira, que varia de moderada a intensa. Apesar de ser difícil resistir, não é recomendado que o paciente coce a região, já o atrito pode causar o aprofundamento das feridas e formar crostas. Quando isso ocorre, aumentam as chances de formar cicatrizes com tonalidades mais escuras ou mais claras que a pele da área.
Quais são as causas da dermatite herpetiforme?
Ainda não há um consenso sobre quais são todas as possíveis causas da dermatite herpetiforme. Ainda assim, existe uma relação significativa com a doença celíaca: muitas vezes seus portadores também manifestam os sintomas da doença de Duhring-Brocq.
Uma doença autoimune, como é o caso dos celíacos, ocorre quando o corpo confunde substâncias do próprio organismo com algum agente estranho que pode causar doenças, como uma substância química, um vírus ou uma bactéria. Na sanha de defender o corpo, o sistema imunológico acaba desencadeando uma série de sintomas.
Nesse caso, uma proteína da pele acaba sendo atacada, levando à manifestação típica da dermatite herpetiforme.
Como é feito o tratamento para dermatite herpetiforme?
Antes de qualquer tratamento é recomendada a consulta a um dermatologista para confirmar o diagnóstico. Depois disso, geralmente é adotada uma dieta estritamente sem glúten e a prescrição de algum antibiótico oral.
Os sintomas são amenizados entre 2 ou 3 dias após o início do tratamento, mas a recuperação completa demora um prazo maior. Alguns dermatologistas recomendam o uso de loções antibióticas ou com corticoides, conforme o caso.